Sustentabilidade: ações do DF são destaque em fórum sobre o tema
Sustentabilidade: ações do DF são destaque em fórum sobre o tema
Em encontro de servidores, GDF apresenta documento com metas locais para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
Agência Saúde-DF e Seec-DF
O compromisso do Distrito Federal (DF) com um futuro sustentável ganhou ainda mais destaque, nesta terça-feira (23), com o lançamento do 1º Relatório Local Voluntário do Distrito Federal (RLV) de implementação da Agenda 2030. A apresentação do documento, realizada no auditório da Escola de Governo (Egov), faz parte da programação do II Fórum de Sustentabilidade do DF.

O encontro teve como objetivo promover a conscientização e o comprometimento com a sustentabilidade, permitindo que os órgãos locais e seus servidores compartilhem iniciativas e se comprometam a implementar políticas públicas e práticas sustentáveis.
Em carta de apresentação do relatório, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ressaltou a relevância dos resultados apresentados. "Este documento servirá como testemunho dos esforços empreendidos até o momento e vai inspirar inovações para enfrentar os próximos desafios”, afirmou o gestor.
Já o secretário executivo de planejamento da Secretaria de Economia do DF (Seec), Otávio Veríssimo, explicou que o momento é histórico para a capital federal e para o país. “ É um momento em que apresentamos ao mundo a nossa contribuição para a construção de uma sociedade que busca o equilíbrio entre o bem-estar social, econômico, cultural e ambiental. Mais do que uma prestação de contas, este relatório é a síntese do nosso compromisso com o futuro”, enfatizou.
Durante o lançamento, autoridades fizeram a assinatura simbólica do documento, que enumera todas as ações e políticas do GDF alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vida saudável e bem-estar para todos
Representando a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da pasta, Vinícius Lima, reafirmou o compromisso com o cumprimento do ODS 3, que busca garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
“Este relatório é muito importante, pois resume o trabalho do DF em direção ao cumprimento da agenda da ONU até 2030, visando alcançar os objetivos e metas estabelecidas”, disse.

Voltado para servidores do Governo do Distrito Federal (GDF), o fórum incluiu palestras sobre os impactos da mudança climática no DF, resíduos sólidos, educação ambiental e tratamento do lixo, além de apresentações sobre as políticas públicas de preservação do meio ambiente.
Uma das palestrantes foi a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento do Programa das Nações Unidas (Pnud), Betina Barbosa, que abordou a Agenda 2030 e os ODSs. “Para o Pnud, que tem a agenda de coordenação da integração dos 17 ODSs, é muito importante que as contribuições nacionais e locais sejam fortes e abracem o compromisso da Agenda 2030”, defendeu.
Documento
O Relatório Voluntário Local é uma ferramenta que permite aos governos estaduais e municipais avaliarem e apresentarem o progresso feito na implementação dos 17 ODS. Ele ajuda a identificar prioridades e definir melhor as possíveis áreas de atuação governamental para construir uma cidade mais sustentável economicamente, socialmente e ambientalmente.
A versão do Distrito Federal possui 62 páginas e tem íntegra disponível para acesso no site www.ods.df.gov.br. Realizado pela Secretaria de Economia (Seec), o evento teve como parceiros a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Universidade do Distrito Federal (UnDF) e as secretarias-executivas de Planejamento (Splan/Seec) e de Qualidade de Vida (Sequali/Seec).