Tenda de acolhimento a pacientes com dengue abre portas no Paranoá
Tenda de acolhimento a pacientes com dengue abre portas no Paranoá
Unidade fará atendimentos 24h e terá capacidade de realizar exames com resultados em até dez minuto
Agência Brasília | Edição: Natália Moura, da Agência Saúde-DF
A partir deste sábado (13), moradores do Paranoá e região poderão contar com uma nova tenda de acolhimento a pacientes com dengue. A unidade fará atendimentos 24 horas, ofertando um serviço de saúde contínuo aos moradores. No local, equipes da Secretaria de Saúde poderão realizar exames com resultados em até dez minutos.

“As tendas vêm ao encontro da necessidade em diminuir o tempo de espera e ampliar o acesso à população. Oferecem atendimento ininterrupto, com tempo de espera curto, diagnóstico rápido e tratamento, como hidratação e remoção a outros locais, caso haja necessidade”, pontuou a secretária da pasta, Lucilene Florêncio.
A dona de casa Darlene Silva, 23 anos, mora no Itapoã com a família e levou o pai para ser atendido na tenda. Manoel Soares, 65, é trabalhador rural e está há uma semana com dores no corpo, enjoo e febre. “Chegamos a ir no hospital, mas aqui na tenda o exame é mais rápido. Ter essa opção é uma segurança para a gente”, avaliou Darlene.

O espaço conta com capacidade para atender até 300 pacientes e oferece triagem, consultórios, farmácia, laboratório, sala de hidratação, além de uma área de descanso para os funcionários. Cada turno terá, em média, 20 profissionais, incluindo coordenador, médicos (sendo um pediatra), enfermeiro, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, especialista em laboratório (biomédico ou farmacêutico bioquímico), apoio administrativo, farmacêutico, além de pessoal de limpeza e segurança.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, acompanhou o primeiro dia de atendimento na tenda. Segundo a gestora, as ações do governo contra a dengue são diárias, estratégicas e com foco em todo a capital. “Além do serviço de saúde pública, estamos fazendo ações preventivas, como a retirada dos entulhos. Realizamos ainda visitas nas regiões, com o suporte do Corpo de Bombeiros, que nos ajuda fazendo aquele mutirão de limpeza”, detalhou.
Maria Fernanda Pereira do Nascimento, 31, está há três dias com dores nas juntas, dor de cabeça e febre. A dona de casa preferiu ir direto à tenda. “Eu queria uma assistência mais rápida e onde não tivesse aglomeração. Cheguei e não esperei nada: já pegaram meus documentos e fui atendida”, contou.
A tenda do Paranoá é uma das 11 estruturas que serão entregues à população ainda neste mês de abril. A do Guará foi inaugurada no último dia 11 e a do Gama, na sexta-feira (12). As duas também são de atendimento 24h. As demais tendas funcionarão das 7h às 19h, localizadas nas regiões de Planaltina, Ceilândia, Taguatinga, Varjão, Areal e Vicente Pires e serão finalizadas em breve.
Atendimentos por todo o DF
Desde o início do ano, o GDF, por meio da SES-DF, instalou tendas de acolhimento a pacientes com suspeita de dengue em nove administrações regionais: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Estrutural, Recanto das Emas, Brazlândia e Santa Maria. Com atendimento diário, das 7h às 19h, as instalações possuem polos de hidratação e cuidados, proporcionando suporte contínuo aos usuários. Somando-se às 11 novas tendas já em fase de instalação, a capital federal contará, ao todo, com 20 estruturas de assistência a casos da doença.
Dengue: novas tendas de acolhimento
Com funcionamento 24h
→ Guará: em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 - em funcionamento
→ Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG) - em funcionamento
→ Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL) - em funcionamento
Com funcionamento diário, das 7h às 19h
→ Planaltina: estacionamento do Hospital Regional de Planaltina (HRP) - será entregue neste domingo (14)
→ Plano Piloto: estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) - em breve
→ Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - em breve
→ Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) - em breve
→ Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal - em breve
→ Ceilândia: estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) - em breve
→ Samambaia: estacionamento da UBS 7 em breve
→ Varjão: atrás da UBS 1 - em breve