Testagem para Covid-19 na população começa nesta terça-feira (21)
20/04/2020 às 14h22
Testagem para Covid-19 na população começa nesta terça-feira (21)
Ação será feita pelo serviço de drive-thru no Plano Piloto e Águas ClarasTeste sanguíneo:Teste swab:
LEANDRO CIPRIANO, DA AGÊNCIA SAÚDE
CONHEÇA OS LOCAIS DE TESTAGEM - Unieuro Águas Claras: Avenida Castanheiras, lote 3700; - Uniplan Águas Claras: Avenida Castanheiras; - Residência Oficial do Governador: EPTG, s/nº, Norte; - Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha: em frente ao posto 13 - SRPN - Asa Norte; - Parque da Cidade: estacionamentos 4, 6, 11 e 13; A previsão é de que mais pontos de testagem sejam abertos nos próximos dias.
COMO FUNCIONARÁ A TESTAGEM - Todos serão cadastrados na entrada do drive-thru e passarão por triagem de temperatura feita pelo Corpo de Bombeiros, através de câmeras térmicas. Aqueles que não apresentarem sintomas não farão a testagem. O atendimento ocorrerá por ordem de chegada, dentro do veículo, sendo proibido descer sem orientação da equipe de saúde. Também é recomendado que a população utilize máscaras faciais já na saída do domicílio, e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas. Todos os profissionais de saúde e de apoio estarão utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) em todas as etapas do drive-thru. Será de responsabilidade exclusiva dos profissionais de saúde, devidamente identificados, a aplicação dos testes. A Secretaria de Saúde montou equipes com o apoio de técnicos de enfermagem e enfermeiros do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
DOIS TIPOS DE TESTES - Todos os testes utilizados nesta ação são para detecção, exclusiva, do coronavírus. No entanto, são diferentes na hora de colher o material. coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir dessa gota de sangue é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus que causa a Covid-19. O resultado sai em até 30 minutos e será fornecido ao usuário após a coleta. coleta-se material da garganta e do nariz do paciente, através de um swab (cotonete), analisado em laboratório. O resultado sai em até 48 horas, liberado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). Todos casos confirmados devem ser notificados.