22/03/2025 às 16h52

UBS 11 de Ceilândia promove ação no Março Lilás

Comunidade pôde fazer exames, testes rápidos e ações de promoção da saúde

Willian Cavalcanti, da Agência Saúde-DF | Edição: Cris de Lamônica

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 11 de Ceilândia realizou neste sábado (22) evento em alusão ao Março Lilás visando conscientizar mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, conhecido como Papanicolau.

Durante a ação, a comunidade pôde atualizar o cartão vacinal, com foco na vacina do HPV, e realizar testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C. As mulheres também puderam fazer exame preventivo e colocar o dispositivo intrauterino (DIU). 
 

UBS 11 de Ceilândia realizou neste sábado (22) evento visando conscientizar mulheres sobre a importância do exame de prevenção ao câncer de colo uterino. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

O evento contou com a presença do Zé Gotinha e teve participação de usuários de diferentes idades. A aposentada Maria Ponciano, 63 anos, foi fazer sua primeira sessão de auricoloterapia e aproveitou para cortar o cabelo. “Faço ginástica aqui na UBS, também faço consulta e acho o atendimento maravilhoso”.

A unidade localizada na Expansão do Setor O aproveitou para oferecer também outros serviços à população, como atualização de cadastro do Bolsa Família, entrega de kits de saúde bucal, corte de cabelo, alongamento e aula de karatê. O grupo de karatê foi iniciado há quatro meses e já conta com mais de 100 idosos, com aulas três vezes por semana.
 

A aposentada Maria Ponciano, 63 anos, foi fazer sua primeira sessão de auricoloterapia e aproveitou para cortar o cabelo. “Faço ginástica aqui na UBS, também faço consulta e acho o atendimento maravilhoso”. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A gerente da UBS 11, Karla Santos, destaca que a unidade possui grupos de ginástica e atividades físicas. “O objetivo do nosso trabalho é a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Tirar o foco de vir à UBS só quando está doente. É importante que o cidadão saiba que aqui é também um local de promoção de saúde mental, para criar amizades, laços, pertencimento, que é o mais importante”, disse.

A unidade possui seis equipes de Saúde da Família e três de saúde bucal, cobrindo uma população de cerca de 21 mil pessoas. A UBS está iniciando a construção de uma horta e pretende expandir para um horto agroflorestal.
 

Durante a ação, a comunidade pôde atualizar o cartão vacinal, com foco na vacina do HPV, e realizar testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF