04/11/2025 às 07h58

UBS 7 de Taguatinga possibilita inserção de DIU para mais 50 mulheres

Atendimentos dos últimos quatro dias, isoladamente, superam o acumulado em 2024. Ação integra a programação do Outubro Rosa

Gabriel Silveira, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 7 de Taguatinga possibilitou a inserção de dispositivo anticoncepcional intrauterino (DIU) para mais 50 mulheres. A ação, realizada ao longo da última semana, integrou a programação do Outubro Rosa, uma campanha de conscientização sobre a saúde feminina, focada na prevenção e no diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

Desde o acolhimento, a assistência dura cerca de uma hora. Para três dias, foram agendados 53 atendimentos. O quantitativo, isoladamente, supera o acumulado em 2024, quando foram realizados 44 procedimentos. Neste ano, até o momento, a unidade já realizou mais de 280 atendimentos para a inserção de DIU.
 

A ação integra a programação do Outubro Rosa, uma campanha de conscientização sobre a saúde da mulher, focada na prevenção e no diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF


O avanço, segundo o supervisor da UBS 7 de Taguatinga, Francisco Aelson, deve-se à habilitação dos profissionais da unidade para a realização do procedimento, autorizada em 2023. A maior parte da assistência do tipo, prestada na unidade, foi feita por enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

"Nossa intenção é oferecer medidas que possam contribuir para o cuidado integral das mulheres, em especial, àquelas relacionadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde", explica o gestor.

A assistente administrativa Ingrid Neves, 24, foi uma das pacientes submetidas à inserção de DIU durante a força-tarefa. No caso de Ingrid, o método contraceptivo serve como opção para tratar enxaqueca. A recomendação foi feita há duas semanas por profissional da equipe da ESF que acompanha o seu tratamento. "Foi bem rápido. Em menos de 15 dias retornei aqui. Hoje saio com minha demanda atendida", destaca.
 

A assistente administrativa Ingrid Neves, 24, foi uma das pacientes submetidas à inserção de DIU durante a força-tarefa. Em seu caso, o método contraceptivo serve para tratar enxaqueca. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF

 

Mulher em foco

Para celebrar o Outubro Rosa, além da força-tarefa, a unidade realizou, na quinta-feira (30), um evento voltado à saúde da mulher. Usuárias do serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) desfrutaram de uma manhã de cuidado e aprendizado.

Na programação, palestras e orientações sobre medidas preventivas, bem como vacinação contra o  papilomavírus humano (HPV), realização de teste de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de preservativos. Para encerrar a confraternização, as participantes foram presenteadas com brindes e apresentações artísticas de grupos locais.
 

Para celebrar o Outubro Rosa, pacientes da unidade desfrutaram, na última quinta-feira (30), de uma manhã de cuidado, aprendizado e brindes. Foto: Arquivo Pessoal