Unidades se organizam para vacinar pessoas com 25 anos ou mais
Unidades se organizam para vacinar pessoas com 25 anos ou mais
Distribuição das mais de 160 mil doses já foram distribuídas para as Regiões de Saúde; veja onde se vacinar
Organização e comprometimento dos servidores e voluntários são o sucesso para o processo de vacinação no DF - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
ADRIANA SILVA, LUIZ FERNANDO CÂNDIDO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF
Uma campanha de vacinação é feita com planejamento e organização das equipes. Para que tudo ocorra conforme o esperado, as equipes trabalham incansavelmente para atender o público-alvo. Nesta terça-feira (10), inicia-se a vacinação para quem tem de 25 a 29 anos e continua para quem tem 30 anos ou mais. E para garantir o bom andamento da campanha, a Secretaria de Saúde já distribuiu 164,2 mil doses para vacinar essas pessoas.
As unidades básicas de saúde abrirão às 8h e os drive-thrus às 9h. O atendimento vai até às 17h na maioria dos pontos de vacinação, com exceção das UBSs 7 de Ceilândia e 5 de Taguatinga, que abrem às 8h e encerram a vacinação às 22h. No período noturno também funciona o ponto na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, das 18h às 22h.
Vai receber a primeira dose? Veja onde se vacinar:
Regiões de Saúde
Na Região de Saúde Leste, o planejamento para a vacinação desta terça-feira segue intenso. A região recebeu 19.040 doses que já estão em processo de distribuição para os pontos do Paranoá, São Sebastião, Itapoã, Jardim Botânico, Jardins Mangueiral e no drive-thru do Shopping Iguatemi.
Na Quadra Poliesportiva, ao lado da Administração do Paranoá, a equipe da UBS 3 do Paranoá Parque, que cuida da vacinação no local, recebeu 1,2 mil doses de início. Por conta da alta procura, será utilizada força máxima para o local nesta terça-feira.
“A expectativa para amanhã é que aumente bastante a demanda dessa população mais jovem, e que, a gente avance bastante na vacinação da população com essa faixa etária. Imunizar o maior número de pessoas possível. Provavelmente a gente vai bater recorde de vacinação novamente”, observa o gerente da UBS 3 do Paranoá Parque, Elenilson Martins Duarte.
De acordo com a gerente da UBS 1 do Jardins Mangueiral, Adriana Alves, a escala dos profissionais já está pronta. Na unidade, que foi inaugurada recentemente, foi montada uma tenda na área externa. “A gente faz a escala de profissionais previamente. Considerando que é um público maior, então nós fazemos a escala um pouco mais robusta. Temos uma tenda na área externa da unidade para evitar aglomeração e fila grande”, detalha Adriana.
Para fortalecer ainda mais o processo de vacinação, todas as Regiões de Saúde contam com o auxílio de profissionais voluntários que ajudam em várias frentes.
Na Região de Saúde Centro-Sul, as unidades também estão preparadas. No Riacho Fundo I, a UBS 1 contará com 14 servidores atendendo aos pedestres das 8h às 17h. Por lá, foram recebidas 2.340 doses para iniciar o ciclo vacinal. "A UBS 1 do Riacho Fundo I está preparada para receber toda a população do Riacho Fundo e região, para receber a primeira dose da vacina contra covid-19. Venha com seu documento de identidade com foto e CPF e não esqueça do cartão de vacina", convida a gerente da UBS, Maísa dos Santos.
No Recanto das Emas, a UBS 3 recebeu 4.002 doses para D1. De acordo com a gerente Ana Nery de Sousa, serão 17 servidores atendendo a população. “A partir das 8h da manhã desta terça-feira, esperamos toda a comunidade com 25 anos ou mais para receber a primeira dose do imunizante contra covid-19. Não deixe de vir. Nossa unidade está preparada para receber com muito carinho toda a comunidade”, convida.
A segunda dose será aplicada nos seguintes locais: