26/03/2022 às 23h19

Vacinação contra covid-19 avança em novos postos de aplicação

Estratégia da Secretaria de Saúde leva imunizantes para praças, escolas e parques, além de Unidades de Saúde

HUMBERTO LEITE, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

 

 

Mais moradores do Distrito Federal receberam vacinas contra a covid-19 neste sábado (26). Isso foi possível com a abertura de unidades básicas de saúde e de iniciativas extramuros, como no Centro de Ensino Médio 1 (CEM 1) do Guará, no Taguaparque, na Praça do Trabalhador e no evento “Cidade da Segurança Pública”, em Ceilândia. Somente no CEM 1 foram 1.374 vacinas aplicadas, 780 delas para crianças de 5 a 11 anos de idade.

 

“Estamos em dez pontos diferentes para que possamos alcançar ainda mais a população”, afirmou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, durante visita à escola no Guará. Essa instituição de ensino foi a segunda a receber a vacinação itinerante realizada em parceria com a Secretaria de Educação. “Pretendemos repetir várias vezes até alcançarmos o nosso objetivo de cobertura vacinal aqui no DF”, completou.

 

 

Em todos os locais de vacinação foi possível encontrar pessoas que aproveitaram a vacinação do fim de semana para se proteger contra a covid-19, seja com as primeira e segunda doses ou, principalmente, com a dose de reforço. Ao todo, 4.260 pessoas vacinaram-se hoje.

 

Francisco Leandro Costa Melo, funcionário do SESC, aproveitou o ponto montado no Taguaparque para completar o ciclo vacinal. “Essa vacinação no sábado é uma verdadeira mão na roda”, opinou. Já a professora Lígia Coelho, mãe do Lucas, 5 anos, aproveitou a folga do sábado para proteger o filho contra a covid-19. “Dia de semana a gente trabalha e fica complicado. Então, no sábado otimiza o nosso tempo”, acrescentou.

 

Houve vacinação também em unidades básicas de saúde de Taguatinga, Samambaia, Sobradinho e Ceilândia. Já no Sol Nascente, além de ponto de imunização na Federação Habitacional do Sol Nascente, o Carro da Vacina percorreu ruas do Trecho 1, em busca da população que precisava iniciar ou dar sequencia ao esquema vacinal.