Vacinação para idosos de 64 e 65 anos começa às 13h desta sexta-feira (16)
Vacinação para idosos de 64 e 65 anos começa às 13h desta sexta-feira (16)
drive-thru

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF A partir das 13h desta sexta-feira (16), os idosos de 64 e 65 anos também poderão procurar os 52 pontos de vacinação, distribuídos por todas as Regiões de Saúde do Distrito Federal, para que sejam vacinados com a primeira dose contra Covid-19. A Secretaria de Saúde recebeu, na madrugada desta sexta, mais 80 mil doses das vacinas que previnem a Covid-19. No entanto, serão disponibilizadas à população 72.818 doses, o restante será destinado à reserva técnica.
Com isso, o DF poderá iniciar a imunização dos idosos com 64 anos ou mais. Com a antecipação do recebimento das doses, a vacinação para este público será iniciada ainda nesta sexta e não mais no sábado (17), como estava inicialmente previsto.
Além deles, a Saúde continuará a vacinação para os profissionais das forças de segurança a partir da próxima segunda-feira (19). Já os profissionais de saúde poderão agendar a aplicação da primeira dose no mesmo dia. A remessa conta com doses para uso em primeira aplicação (D1) e para o reforço (D2).
Três novos pontos de vacinação foram disponibilizados, sendo eles na Praça dos Direitos, no Itapoã, Espaço Céu das Artes, no Recanto das Emas e, Praça dos Direitos, em Ceilândia. Também houve mudança no de Santa Maria, antes era localizado na administração da cidade e agora fica na UBS 7, na Avenida Brigadeiro Pinto de Moura, S/N, Santos Dumont.
A estimativa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) é de que o DF tenha uma população com 64 e 65 anos composta por 40.515 pessoas sendo 20.804 com 64 anos e 19.711 com 65 anos. A divisão das doses foi definida pelo Ministério da Saúde e o DF seguirá o fluxo conforme orientação do órgão federal.
A distribuição, portanto, para primeira dose, será da seguinte forma: – 43.140 doses D1 a fim de ampliar a vacinação para idosos de 65 e 64 anos; – 2.237 doses D1 para vacinar profissionais das forças de segurança; – 3.906 D1 para profissionais de saúde, no entanto, será possível ampliar para 4.414 doses, pois 508 doses do agendamento passado, que tinham sido separadas para perda técnica, serão usadas nesta fase.O Ministério da Saúde ampliou a porcentagem de perda técnica a ser enviada aos estados. Antes, 5% das doses recebidas eram reservadas para suprir perdas técnicas. Agora, esse percentual será de 10%. Isso ocorre porque há frascos sendo recebidos com menos doses que o esperado.