Vigilância Sanitária realiza mais de 3,8 mil ações de enfrentamento do coronavírus
09/04/2020 às 17h15
Vigilância Sanitária realiza mais de 3,8 mil ações de enfrentamento do coronavírus
Somente em março, foram apreendidos 1.274 recipientes de álcool em gel falsificadosJurana Lopes, da Agência SaúdeFoto: Divulgação
A Vigilância Sanitária realizou 3.855 ações de enfrentamento à pandemia de coronavírus somente no mês de março. Alinhada ao Plano de Contingência da Covid-19, a Vigilância Sanitária exerce papel fundamental, pois tem a responsabilidade de fiscalizar e orientar os estabelecimentos que estão em funcionamento, averiguando sempre se há condições sanitárias para o funcionamento. A Vigilância Sanitária tem, entre suas tarefas, garantir o cumprimento dos decretos do governo. Orientar e estabelecer parâmetros técnicos aos profissionais e estabelecimentos voltados aos diversos serviços de saúde, de interesse à saúde e alimentos, de forma a diminuir risco de contágio do coronavírus”, explica a gerente de Fiscalização da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé. As ações realizadas pela Vigilância Sanitária tiveram três frentes distintas: fiscalização de produtos falsificados/clandestinos; vistorias em estabelecimentos e serviços essenciais; e orientações técnicas à população e aos trabalhadores em geral. Quanto à fiscalização de produtos falsificados, a Vigilância Sanitária, em parceria constante com a Polícia Civil, realizou apreensão de 1.274 recipientes de álcool em gel falsificados, e interditou oito estabelecimentos comerciais que cometiam irregularidades. Essas ações fiscais e de orientações foram realizadas em supermercados, drogarias, delivery, funerárias, hospitais e outros. Além das apreensões de recipientes de álcool em gel sem procedência, a Vigilância Sanitária realizou 146 atendimentos de denúncias, 18 autuações, 90 coletas de produtos para análise laboratorial e inspecionou 3.601 estabelecimentos. “A maior preocupação da Vigilância Sanitária é orientar e adequar os estabelecimentos sobre os procedimentos técnicos corretos e medidas de prevenção da transmissão da Covid-19. Isso agrega valor às empresas, pois a maioria dos responsáveis pelos locais trabalha com a gente com uma grande parceria”, avalia a gerente de Fiscalização.
ORIENTAÇÃO - Além das inspeções, a Vigilância Sanitária do DF atuou fortemente nas orientações técnicas à população e aos trabalhadores em geral. Foram elaboradas 18 Notas Técnicas como medidas de enfrentamento do coronavírus, abrangendo diversos setores e orientando, desde o distanciamento social recomendado, como procedimentos, registros, realizações de boas práticas de higiene, desinfecção das superfícies de contato e pessoal, bem como o uso correto de equipamento de proteção individual, dentre outras. Atualmente, a Vigilância Sanitária possui 132 auditores para atender todo o Distrito Federal. Caso a população encontre irregularidades quanto ao descumprimento de medidas de enfrentamento da pandemia, poderá denunciar através do número 162.