Novo Sistema de Notificação de Casos de Monkeypox

O Ministério da Saúde vai implantara nova versão do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, denominada e-SUS Sinan. A plataforma online, com infraestrutura de alta performance, tem por objetivo garantir agilidade no processo de notificação. Assim, os casos suspeitos de Monkeypox deverão ser notificados exclusivamente nesse sistema, que vai substituir o REDCap. 

Os profissionais de saúde devem providenciar, o mais breve possível, seus respectivos cadastros no e-sus Sinan para estarem aptos a notificarem os possíveis casos, assim que o sistema estiver disponibilizado. 

Como fazer o cadastro:
- Profissionais de saúde da rede pública e privada devem se cadastrar para o perfil “notificador municipal”, no município “Brasília”, informando o CNES do seu estabelecimento de saúde; 
- Profissionais atuantes nos NVEPI e NHEP devem se cadastrar para o perfil “técnico de vigilância municipal”, no município “Brasília”, informando o CNES do seu estabelecimento de saúde. Nesse perfil, os profissionais poderão encerrar os casos da sua respectiva área de abrangência. Os mesmos devem justificar a solicitação informando a matrícula e o setor de lotação. 

Para instruções quanto ao cadastro no sistema e outros questionamentos, disponibilizamos o Manual de Instruções do e-SUS Sinan.