DF vai à Conferência Nacional de Saúde com 52 propostas para o SUS
DF vai à Conferência Nacional de Saúde com 52 propostas para o SUS
Evento debate diretrizes que nortearão o sistema entre 2024 e 2027. A 17ª edição ocorre de 2 a 5 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília
Agência Saúde-DF
Representantes de todo o país se reúnem na 17ª Conferência Nacional de Saúde, de 2 a 5 de julho, para debater propostas e diretrizes que nortearão o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos. O Distrito Federal participa com 52 proposições organizadas pela Secretaria de Saúde (SES-DF) após diversos encontros e a etapa distrital.
A 11ª Conferência Distrital de Saúde definiu 52 propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Cerca de 500 pessoas participaram dessa etapa. Foto: Tony Winston/ Agência Saúde-DF.
“É uma construção coletiva. Tenho muito orgulho de participar e reafirmar nosso compromisso de fortalecer o SUS”, destaca a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, convidada a presenciar a abertura do evento. Determinada pela legislação, a Conferência de Saúde é o mais importante espaço de diálogo entre governo e sociedade para a formulação das políticas do SUS.
Com o tema Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia!, o encontro, sediado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, terá a presença de autoridades em seu primeiro dia. Entre elas estão o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Mais de seis mil pessoas são aguardadas nos quatro dias de conferência para debater e ajudar na elaboração do Plano Nacional de Saúde 2024-2027. Os delegados de cada unidade da Federação foram escolhidos entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS.
Programação
Antes mesmo da cerimônia de abertura, agendada às 19h de domingo (2), as atividades serão iniciadas a partir das 8h, com credenciamento. Às 14h começam os trabalhos por eixos temáticos. A etapa nacional da Conferência é organizada em quatro eixos: I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV - Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.
A programação inclui ainda atividades culturais e local para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). Na quarta-feira (5), ocorrerão as plenárias deliberativas. Às 17h é prevista a Plenária Final Celebratória e o encerramento da 17ª Conferência Nacional da Saúde. Acesse a programação completa.
Etapa distrital
Realizada em maio, a 11ª Conferência Distrital de Saúde definiu 52 propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Na ocasião, foram eleitas 68 pessoas delegadas a representar o DF na fase nacional. Escolhidos entre os pares, em critério acordado de representação igualitária por regiões de saúde, foram eleitas 34 do segmento usuário (metade do total), 17 gestores e outros 17 da parcela de trabalhadores.
Participaram da fase distrital 500 pessoas. Anteriormente, houve fases preparatórias com conferências livres e a SES-DF percorreu todas as sete regiões de saúde do DF. A preparação ainda envolveu o 3º Seminário Nacional da Saúde das Mulheres – etapa do DF, realizado em setembro de 2021; a 3ª Conferência Distrital de Saúde Mental, em junho de 2022; os diálogos sobre defesa do SUS no DF, em agosto de 2022; e a XVI Plenária de Conselhos de Saúde do DF, em novembro de 2022.