12/08/2025 às 08h03

Unidades do GDF são reconhecidas por incentivar continuidade da amamentação

Título de Sala de Apoio à Amamentação é concedido pelo Ministério da Saúde. Novos espaços somam-se às 33 outras salas implementadas em instituições públicas e privadas

Gabriel Silveira, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

Os hospitais regionais do Gama (HRG) e da Asa Norte (Hran), bem como o edifício sede da Administração Central da Secretaria de Saúde (SES-DF), receberam, nesta segunda-feira (11), o reconhecimento como Sala de Apoio à Amamentação. A certificação concedida pelo Ministério da Saúde legitima os locais com conforto, privacidade e segurança ideais para incentivar as profissionais a manterem o aleitamento materno, mesmo no ambiente de trabalho.

O título foi anunciado durante a abertura do X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do DF. A proposta educativa dedicada à formação contínua de profissionais e estudantes ocorre entre 11 e 15 de agosto.
 

O reconhecimento das novas Salas de Apoio à Amamentação deu-se durante a abertura do X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do DF. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF


Na ocasião, também foram reconhecidos os espaços da Policlínica Médica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes e as sedes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi).

Antes da certificação, o DF já acolhia 33 salas do tipo, implementadas em instituições tanto públicas quanto privadas. Na lista, ainda há outros espaços recém-adequados que aguardam vistoria e certificação técnica.

"Realmente vemos a capital federal como uma referência na ação que incentiva o aleitamento para aquela profissional que ainda amamenta. Que bom que cada vez mais mulheres podem ter acesso a esses espaços e continuar a amamentar até quando desejarem", destaca a assessora técnica da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Priscila Olin.
 

"Realmente vemos o DF como uma referência na ação que incentiva o aleitamento para aquela profissional que ainda amamenta", destaca a assessora técnica da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Mato Grosso do Sul, Priscila Olin. Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde DF


Para o subsecretário de Atenção Integral à Saúde (Sais) da SES-DF, Robinson Capucho Parpinelli, o reconhecimento de outros estados não é à toa: "É uma honra enorme ter a chance de liderar um time que luta com afinco todos os dias, que faz o DF ser referência na captação, no manuseio e na distribuição do leite materno. Por causa dessa dedicação, somos referência não só para o Brasil, mas para o mundo", revela. 

Agosto Dourado

O X Seminário de Aleitamento Materno e o V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do DF integram as atividades oferecidas  a famílias e profissionais de saúde ao longo deste mês, em celebração ao Agosto Dourado.

Também participaram da cerimônia de abertura dos seminários a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciana Velloso; a subsecretária de Políticas de Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF), Maria do Socorro Lucena; e o coordenador do Programa Aleitamento Materno do CBMDF, tenente Marcos Dualibe.
 

No Distrito Federal já existiam 33 salas de apoio ao aleitamento em instituições públicas e privadas. Foto: Sandro Araújo/ Agência Saúde DF