Bases do Samu no Distrito Federal serão ampliadas
Bases do Samu no Distrito Federal serão ampliadas
Obras de cinco novas unidades devem ser iniciadas até julho de 2025, ampliando cobertura e qualificando atendimento de urgência no DF
Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan
O projeto de ampliação e modernização das bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu 192) está avançando. Nesta semana, foi publicada a Portaria Nº 17 que descentraliza o orçamento para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) com o objetivo de construir cinco novas bases. A expectativa é de que o processo licitatório ocorra até julho de 2025, com início imediato das obras.

Iniciado em 2016, o projeto tem como meta construir e reestruturar 12 bases em todo o DF para melhorar a cobertura territorial e qualificar ainda mais os serviços de urgência prestados à população. As cinco bases que tiveram os recursos destinados estão localizadas nas regiões de Sobradinho, Riacho Fundo II, Plano Piloto, Ceilândia e Guará.
“A proposta enfrentou diversos desafios ao longo dos anos, incluindo mudanças nas normas técnicas, especialmente no período pós-pandemia e a necessidade de revisão da forma de contratação das obras”, afirmou o diretor do serviço do DF, Victor Arimatea. Porém, com o cronograma retomado, a previsão de início das obras é para este ano, por meio de recursos federais e da Secretaria de Saúde (SES-DF).
“Além da ampliação da cobertura, a reestruturação das bases do Samu busca também atender aos critérios de qualificação exigidos pelo Ministério da Saúde, permitindo o credenciamento da rede em níveis mais elevados e acesso a novos repasses federais”, completou.