17/12/2025 às 09h16

GerontoArte: Policlínica de Taguatinga celebra talentos da terceira idade

Evento promove integração, criatividade e reconhecimento das vivências de idosos acompanhados pela unidade

Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

Celebrar o envelhecimento ativo. Com essa proposta, a equipe de gerontologia da Policlínica de Taguatinga promoveu o GerontoArte. O encontro reuniu pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde em uma programação voltada ao protagonismo dos idosos acompanhados pelo serviço.
 

O encontro reuniu pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

A programação da última semana contou com homenagens, apresentações culturais e exposição de peças de artesanato produzidas pelos próprios pacientes. Ao fim de cada apresentação, foi entregue um certificado pela participação como forma de reconhecimento das habilidades individuais.

Entre os participantes esteve Carlos Pontes, 79, que fez um relato sobre suas vivências e a trajetória marcada por quase dez anos escrevendo artigos para um veículo de comunicação da cidade. “Foi uma experiência muito interessante poder me apresentar aqui hoje”, disse o jornalista, em acompanhamento na policlínica desde 2021. 
 

Entre os participantes esteve Carlos Pontes, que fez um relato sobre suas vivências. O jornalista de 79 anos recebe acompanhamento na policlínica desde 2021. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

A gerente da Policlínica, Valéria Soares, destacou o impacto da iniciativa: “Esse momento demonstra a importância dos idosos na sociedade, bem como a necessidade de atenção integral à saúde e ao bem-estar. Consideramos também o cuidador, figura essencial nesse contexto”, afirmou.

“Muitas vezes as obras de arte refletem suas histórias de vida, seja por meio da escrita, da poesia ou de outras formas de expressão. Alguns participantes redescobrem, na terceira idade, uma nova forma de protagonismo em suas próprias histórias”, acrescentou a terapeuta ocupacional da policlínica, Thiara Café.

É o caso de Terezinha Lucas de Andrade, 81, que levou ao evento seus trabalhos em crochê e celebrou a oportunidade de participar. “É uma oportunidade valiosa que às vezes não temos. É muito bom estar aqui."
 

O GerontoArte é uma iniciativa da equipe de gerontologia da unidade, composta por profissionais de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, geriatria, entre outros. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Atendimento integral

A Policlínica de Taguatinga disponibiliza atendimento completo à pessoa idosa, oferecendo cuidado individual e coletivo. São realizadas avaliações, reavaliações, encaminhamentos e contrarreferências à Atenção Primária. A unidade mantém, ainda, diferentes grupos de suporte.

A terapia comunitária ocorre às quartas-feiras, às 8h, com rodas de conversa para fortalecer vínculos e lidar com desafios do cotidiano. O grupo de cuidadores se reúne às segundas-feiras, às 9h, com foco no manejo do estresse e nos impactos emocionais do cuidado contínuo. Já o grupo para homens ocorre às quintas-feiras, às 15h, incentivando a participação masculina nas ações de saúde.

O acesso aos grupos é por encaminhamento da equipe de gerontologia, conforme as necessidades identificadas em cada atendimento. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com pausa entre 12h e 13h. As primeiras consultas são agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), via Sistema de Regulação.