26/05/2025 às 17h51

Horto Florestal da UBS 2 do Guará ganha novo espaço

Plantas medicinais, hortaliças e vegetais foram reimplantados em frente à unidade. Mudança foi necessária devido à construção do Hospital Clínico Ortopédico

Thaís Cavalcante, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

Implantado em fevereiro deste ano, o Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico (Hamb) da UBS 2 do Guará, conhecido carinhosamente de Horto Sucupira, precisou passar por uma realocação de espaço. Antes, o local destinado ao cultivo de plantas medicinais ficava em uma área ao lado da unidade. Agora, será utilizado um local em frente à própria UBS. A mudança foi necessária para a construção do Hospital Clínico Ortopédico, que ocupará um terreno de 70 mil m².

“Devido à construção do Hospital Clínico Ortopédico, a área onde era o Horto Agroflorestal precisou ser mudada. Hoje, junto com técnicos da Fiocruz, estamos fazendo o replantio das plantas e a previsão é que o serviço termine rápido”, aponta a gerente da UBS, Valdiane Dutra.

A mudança de local também teve o apoio da Novacap e Administração Regional do Guará, que ajudaram na construção de pontos de irrigação e descompactação do novo terreno.

Comunidade e servidores fazem o replantio das plantas do Horto Sucupira. Novo local fica dentro da UBS 2 do Guará. Foto: Divulgação

Plantação e saúde

A comunidade tem participação fundamental para o Horto Sucupira. “Temos uma adesão muito boa com os pacientes do Caps AD e da UBS 2 do Guará e de toda a comunidade. O Horto Sucupira nos ajudou a estreitar laços com todos os participantes”, destaca a gerente da unidade.

Ele foi o terceiro Hamb a ser implementado na Região de Saúde Centro-Sul do DF e conta com diversas espécies de plantas: girassol, babosa, confrei, utilizado para fazer gel que alivia dores de contusões e entorses. Também produz ervas utilizadas na culinária, como salsa e cebolinha, e hortaliças e vegetais, como alface, beterraba e berinjela. Árvores frutíferas como o limoeiro também estão presentes no local.
 

Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico (Hamb) da UBS 2 do Guará precisou passar por realocação de espaço. Foto: Divulgação.