Mais de 133 mil pessoas estão imunizadas contra influenza no DF
Mais de 133 mil pessoas estão imunizadas contra influenza no DF
Neste sábado (30), campanha será reforçada com o Dia D de vacinação em 79 postos
Humberto Leite, da Agência Saúde DF | Edição: Margareth Lourenço | Revisão: Juliana Sampaio

Vacinação contra influenza no DF. Foto Breno Esaki - Arquivo Agência Saúde DF
O Distrito Federal possui mais de 133 mil pessoas vacinadas contra a influenza. A campanha foi iniciada no dia 4 de abril e será reforçada amanhã, no Dia D, quando haverá 79 pontos de vacinação em funcionamento. Link: https://www.saude.df.gov.br/dia-d-de-vacinacao-30-de-abril-de-2022
Entre os primeiros grupos prioritários convocados para a vacinação, destacam-se os idosos acima dos 60 anos de idade: foram mais de 103 mil vacinados até agora. Já entre os profissionais de saúde, o número passa de 27 mil pessoas atendidas. Entre as crianças de seis meses a até quatro anos e 11 meses, foram 2.010 doses aplicadas.
Clique aqui para acessar o Informativo de Imunização Nº 1. Link: https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/53131/Informativo+Vacinação+contra+Influenza+Vol1.pdf
A gerente de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renata Brandão, afirma que apesar de a marca de 100 mil pessoas ser relevante, o número é pequeno para quase um mês de vacinação. "O resultado alcançado é baixo em relação às nossas expectativas. Temos praticamente 30% da população alvo de idosos e de trabalhadores da saúde vacinados, lembrando que as clínicas privadas também estão vacinando", explicou.
No dia D, a imunização atenderá todos os grupos prioritários: gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; indígenas; professores das escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
O público-alvo para a campanha de vacinação contra a influenza representa 1.086.550 pessoas no DF e a meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis até o dia 3 de junho. Em 2021, a campanha atingiu 67,4% dos grupos prioritários.
Sarampo
O Dia D também incluirá a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo. (Link: https://www.saude.df.gov.br/w/df-terá-79-pontos-de-vacinação-no-dia-d-de-vacinação-contra-a-gripe-e-o-sarampo)