03/05/2022 às 16h24 - Atualizado em 03/05/2022 às 16h27

Saúde lança edital para contratar empresa de serviços de limpeza

Medida representa economia de recursos públicos e encerra mais de 10 anos de sucessivos contratos emergenciais

Agência Saúde DF

A contratação terá validade por dois anos podendo ser prorrogada por mais 60 meses. Foto: Tony Winston - Agência Saúde DF

A edição desta terça-feira (03), do Diário Oficial do DF (DODF), traz a publicação de edital para contratação regular de empresa especializada para prestação de Serviços de Limpeza, Higienização, Conservação, Asseio e Desinfecção Hospitalar. Esse é um marco histórico para a Secretaria de Saúde.

A iniciativa vai encerrar mais de 10 anos de sucessivos contratos emergenciais e representa economia para a Pasta que, atualmente desembolsa R$ 12 milhões ao mês para pagar serviços de limpeza, que incluem pagamento de pessoal e insumos. O valor anual previsto para contratação, a ser publicado no edital, está estimado em cerca de R$ 134 milhões para atender 297 unidades de saúde divididas em 10 lotes.

Esses lotes compreendem as sete regiões de saúde, a administração central, o Hemocentro e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs). O gestor da Pasta, general Manoel Pafiadache destaca que se trata de “mais uma conquista em termos de gestão pública, que reforça o compromisso do governo e da Secretaria de Saúde com a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população do DF, prezando sempre pela transparência e pela responsabilidade nos processos administrativos. ”

Como a contratação será por meio de pregão eletrônico, a expectativa dos administradores da Pasta é que esse valor possa ser reduzido devido à concorrência. A contratação terá validade por dois anos podendo ser prorrogada por mais 60 meses. Atualmente, os serviços de limpeza para a Secretaria de Saúde geram em torno de 2,5 mil empregos diretos.

As empresas interessadas em participar podem acessar o site www.comprasnet.gov.br. Pregão eletrônico nº 121/2022 - UASG 926119. A abertura das propostas está marcada para 17 de maio, às 09h, horário de Brasília.