27/09/2024 às 11h19

Saúde realiza vacinação e testes rápidos na Superintendência da Polícia Federal

Profissionais puderam atualizar sua carteira vacinal e realizar testagem para diversas ISTs

Yuri Freitas, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

Trabalhadores que atuam na Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília participaram, nesta terça-feira (24), de vacinação promovida pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Na ação, os agentes federais e funcionários terceirizados da PF tiveram a oportunidade de se vacinar contra influenza, covid-19, hepatite B e tétano. Também foram ofertados testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C aos presentes.

Secretaria de Saúde do DF realiza vacinação e testes rápidos na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Foto:  Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

Como explica o auxiliar de enfermagem da Polícia Federal e um dos organizadores do evento, Benício Sousa Júnior, ações como a desta semana são promovidas ao menos uma vez por ano dentro da unidade. “Essa parceria com a SES-DF é fundamental. No ano passado, também fizemos uma ação de vacinação aqui no Complexo Policial e outra no aeroporto. A Saúde sempre esteve junto da gente, fornecendo equipes, insumos e materiais”.

Foram ministradas 73 doses contra a influenza, 29 doses antitetânicas, 13 para a hepatite B e 8 do coronavírus. Os profissionais realizaram ao todo 212 testes rápidos – com a coleta de uma única gota de sangue e os resultados sendo disponibilizados em meia hora –, além de receberem orientações sobre medidas de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, foram distribuídos autotestes de HIV a quem preferiu fazer o procedimento em casa.

Foram ministradas 73 doses contra a influenza, 29 doses antitetânicas, 13 para a hepatite B e 8 do coronavírus. Foto:  Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

A chefe do Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA) da SES-DF, Jacqueline Menezes, ressalta a importância de realizar os autotestes – que são oferecidos gratuitamente –, assim como de combater o estigma que acompanha essas doenças. “Hoje o HIV não é mais um diagnóstico de morte. O tratamento é muito eficaz, essa é uma doença totalmente controlada. Quanto mais cedo se tem o diagnóstico, mais cedo começa a tratar. O paciente já sai do NTA orientado, com a primeira consulta marcada para o infectologista, já pega a sua medicação e já inicia o tratamento”.

Também presente no evento, a técnica de enfermagem Marisa Leandro dos Santos, que atua no posto de vacinação fixo da Rodoviária do Plano Piloto, chama a atenção para a necessidade de prevenir doenças que, às vezes, podem ser negligenciadas por parte da população. “É muito importante as pessoas sempre atualizarem sua caderneta de vacinas. Estamos vendo que os casos de covid-19 estão em alta novamente, e com a influenza não é diferente. A imunização é necessária para evitar que muitas doenças, algumas até raras, voltem”.

Foram feitos 212 testes rápidos; exame exige uma única gota de sangue do paciente. Foto:  Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

Serviço

Núcleo de Testagem e Aconselhamento (NTA)

1º andar do Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin) (antigo Hospital Dia)

Entrequadra Sul 508/509, Asa Sul

Funcionamento: de 7h a 12h; de 13h a 18h

Coleta: 7h a 11h; 13h a 17h (horário sujeito a alteração)

 

Acesse aqui os Locais de Vacinação no DF