03/04/2024 às 18h00

Secretaria de Saúde recebe 200 novos médicos generalistas

Profissionais irão suprir atendimentos de emergência, principalmente em casos de dengue e de doenças respiratórias

Willian Cavalcanti e Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

A Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu, nesta quarta-feira (3), 200 médicos generalistas. Os profissionais foram convocados por meio de processo seletivo e irão atuar de forma temporária, por seis meses, renováveis pelo mesmo período. A entrada em exercício será imediata. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento na rede pública, especialmente em casos de dengue e de doenças respiratórias.

Os profissionais vão reforçar o atendimento de urgência e emergência em hospitais de todas as regiões do DF e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Cada médico recebeu uma pasta com cartilhas e documentos que detalham fluxos, diretrizes e normas para facilitar a padronização do trabalho, principalmente na uniformidade do atendimento aos pacientes com dengue.
 

Os profissionais convocados atuarão de forma temporária por seis meses, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento na rede pública. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

A recepção foi realizada no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs) com a presença da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. “Estamos avançando muito na saúde do DF. Vocês são muito esperados e vão encontrar equipes que acreditam cem por cento na saúde pública. A expertise de vocês vai se somar e renovar o nosso atendimento”, disse a vice-governadora aos recém-chegados.

Para Bruna Ribeiro, 27, uma das médicas generalistas aprovadas no processo seletivo, a expectativa é atuar em prol da sociedade, principalmente em um cenário de altos números de casos da dengue. Lotada no Hospital Regional do Gama (HRG), a profissional foi sensibilizada pelo aumento da doença. “A população do DF está sofrendo muito com a dengue, então estou na expectativa de ajudar a tratar as ocorrências e salvar vidas”, declarou.

 

Para a médica generalista Bruna Ribeiro, 27, a expectativa é atuar em prol da sociedade, principalmente em um cenário de altos números de casos da dengue. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

Ainda no evento, a secretária de Saúde destacou que a pasta tem buscado aperfeiçoar a gestão e os processos para oferecer uma infraestrutura de qualidade. “Reforçamos todas as áreas. Vivemos um momento de alta de casos de dengue, doenças respiratórias e covid no DF. O trabalho de vocês será essencial na melhoria do nosso atendimento.”

Publicado em fevereiro deste ano, o edital ofereceu 200 vagas para médico generalista, com jornada de trabalho de 20 horas semanais e salário de R$ 10.046,97. Os profissionais convocados têm até sexta-feira (5) para apresentar os documentos necessários.
 

A recepção foi realizada no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs) com a presença da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF.

Segurança

Durante o acolhimento, os médicos generalistas tiveram palestras acerca do funcionamento das urgências e emergências; do manejo adequado de dengue; e da vida funcional dentro da SES-DF.

Diretora de Urgências e Emergências da pasta, Juliana Leão explicou como a rede opera e ressaltou a importância de atuarem com zelo na área, principalmente se apoiados nos normativos do órgão. "Vocês irão trabalhar em uma rede normatizada, com segurança. Vão saber quando encaminhar no tempo certo. Por isso, peço que se comprometam com o paciente em primeiro lugar", pontuou.

Sobre o manejo clínico de dengue, o médico José David Urbaez, Referência Técnica Distrital em Infectologia da SES-DF, detalhou os sinais de alarme, tratamento adequado e pontos a serem observados no diagnóstico da doença.
 

03.04.2024 Acolhimento dos 200 médicos generalistas
Confira aqui as fotos do evento.