16/08/2025 às 15h53

UBS 1 do Varjão promove roda de conversa com gestantes

Ação realizada das 9h às 12h abordou as fases do trabalho de parto e os benefícios da amamentação

Karinne Viana, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Varjão realizou, neste sábado (16), uma roda de conversa com gestantes em celebração ao Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno e à conscientização sobre a importância dessa prática para a saúde da mãe e da criança.

Durante o encontro, foram abordadas as fases do trabalho de parto e as vantagens da amamentação, tanto para a saúde materna quanto para o desenvolvimento do bebê. A atividade, voltada para gestantes e puérperas da região, é realizada todo segundo sábado do mês, das 9h às 12h. Para participar, basta procurar a equipe da UBS.
 

Durante encontro, foram abordados as fases do trabalho de parto e as vantagens da amamentação. Foto: SES-DF


Segundo a enfermeira de família e comunidade Isadora Ribeiro, a proposta vai além da troca de informações. “A roda de conversa é um espaço de acolhimento, no qual as gestantes podem compartilhar dúvidas e experiências, além de fortalecer o vínculo com a equipe de saúde. Isso faz toda diferença no preparo para o parto e para a amamentação”, destacou.

Incentivo ao aleitamento

Neste mês de agosto, as unidades de saúde do Distrito Federal têm promovido diversas ações sobre o aleitamento materno, voltadas a famílias e profissionais de saúde. As atividades vão até o fim do mês, no qual é celebrado o Agosto Dourado como incentivo à amamentação. A cor dourada representa o padrão ouro de qualidade do leite humano - o único alimento que contém toda água, nutrientes e anticorpos necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês.