18/12/2025 às 08h55

Unaids visita rede de cuidado a pessoas com HIV da SES-DF

Encontro técnico entre colegiado e profissionais de saúde destaca organização da rede pública na capital federal e a resposta brasileira ao HIV/aids

Leyla Bilich, da Agência Saúde DF | Edição: Nathalia Moura

Membros da Junta de Coordenação do Programa (PCB), colegiado de governança do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (Unaids) visitaram, nesta semana (15), o Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin), na Asa Sul, e a Policlínica II de Ceilândia. A expectativa é de que as experiências observadas contribuam na replicação de boas práticas nos países respectivos. 
 

A expectativa do colegiado é de que as experiências observadas contribuam na replicação de boas práticas nos países respectivos. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF 

O colegiado está no Distrito Federal para a 57ª reunião do PCB, que ocorre entre 16 e 18 de dezembro. As visitas de campo são sempre feitas na cidade-sede do encontro. O objetivo é apresentar a resposta nacional ao vírus da imunodeficiência humana (HIV) e à aids, destacando as especificidades do modelo de atenção à saúde adotado pelo país anfitrião, e os aprendizados que podem ser compartilhados no cenário internacional.

Infectologista da Policlínica II Ceilândia, Lino Neves recebeu os membros do colegiado para apresentar a resposta ao HIV/aids na Regional Oeste de Saúde. "Explicamos como passamos aos pacientes com HIV todo o fluxo de atendimento e os serviços disponíveis na Secretaria de Saúde [SES-DF]."

 

O infectologista da Secretaria de Saúde (SES-DF), Lino Neves, explicou ao colegiado o fluxo de atendimento a pacientes com HIV e as estratégias de prevenção oferecidas pela pasta. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF

Assistência e cuidado no DF

A SES-DF oferece, durante todo o ano, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além das profilaxias pré (PrEP) e pós (PEP) exposição ao HIV/aids – métodos para evitar que novas pessoas se infectem pelo vírus. Esses tratamentos são encontrados em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin) e na Unidade de Testagem, Aconselhamento e Imunização (Utai).

No âmbito da pasta, foi criado, ainda, um Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) para desenvolver o protocolo de fluxo da PrEP ao HIV às UBSs que atuam no sistema prisional do DF, iniciativa pioneira no Brasil.