23/09/2023 às 16h45

Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo (24)

Quem está com a caderneta de vacinação incompleta, pode atualizá-la no Estacionamento 10 do Parque da Cidade‌, neste domingo (24). Ação ocorre das 9h às 15h

Isabela Graton, da Agência Saúde-DF | Edição: Amanda Martimon

Para ampliar a cobertura vacinal no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) investe em iniciativas que encontrem a população e facilitem o acesso aos imunizantes. Por isso, neste fim de semana, a pasta participa de evento no estacionamento 10 do Parque da Cidade oferecendo vacinas para todas as idades, com o objetivo de que a população local atualize a caderneta de vacinação. Neste domingo (24), a ação – que integra as comemorações da Semana Nacional do Trânsito em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – ocorrerá das 9h às 15h.

Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos que forem ao local poderão se imunizar contra a covid-19, a gripe (influenza) e diversas outras doenças, seguindo o Calendário de Vacinação. Todos os imunizantes previstos na rede pública de saúde estão disponíveis no evento, com exceção da BCG e da antirrábica para humanos.

Neste domingo (24), Saúde ofertará vacinas para todas as idades ao público do Parque da Cidade, no estacionamento 10. Ação, em parceria com a PRF, ocorrerá de 9h às 15h. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

‌O objetivo da pasta é aumentar a cobertura vacinal do DF, principalmente com relação à proteção contra a covid-19, mas também de outras doenças, como a poliomielite, o sarampo e a rubéola. “A nossa grande preocupação são os esquemas infantis, porque muitos pais as levam para tomar a primeira dose e não retornam para fazer a segunda e o reforço”, explica a enfermeira e coordenadora da ação, Gabriela Barasuol.

Para promover a imunização, há uma série de ações que levam as vacinas até a população. A deste fim de semana, por exemplo, visa atingir o público que frequenta o Parque da Cidade para se exercitar ou que já estava participando do evento organizado pela PRF, como o estudante de enfermagem Daniel Carvalho, de 27 anos, que atualizou sua caderneta de vacinação.

“Acho que muita gente tem dificuldade, às vezes, de se direcionar a um postinho de saúde para poder atualizar o cartão de vacina. Aqui é uma oportunidade para as pessoas que estão no seu ambiente de lazer se vacinarem também, é muito prático”, avaliou.

Em evento no Parque da Cidade, o estudante de enfermagem Daniel Carvalho, de 27 anos, aproveitou para colocar a caderneta de vacinação em dia. Ele elogiou a oportunidade de se imunizar em um momento de lazer, sem precisar buscar uma unidade básica de saúde. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Cobertura vacinal
Desde 2016, o Brasil registra queda na cobertura vacinal em todo o território. Até mesmo o sarampo, uma doença que já havia sido erradicada, voltou a aparecer no país em 2018.

‌Entre as estratégias da Secretaria de Saúde para aumentar os índices de vacinação no DF, ações externas realizadas em shoppings, parques, escolas e outros locais públicos têm sido muito importantes para aumentar o índice de vacinação da cidade, além de projetos como o “Carro da Vacina” e a divulgação de campanhas nacionais de imunização.

Profissionais da Secretaria de Saúde do DF levam vacinação para todas as idades no Parque da Cidade, em atividades da  Semana Nacional do Trânsito em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

‌“Quando a gente sai do espaço da Unidade Básica de Saúde, a gente garante mais acesso às pessoas. Quem não tem tempo na correria do dia a dia ganha a oportunidade de se vacinar aqui no Parque [da Cidade] ou em outros lugares públicos”, ressalta Gabriela.

‌Em todo o Distrito Federal, há mais de 100 salas de vacina abertas em dias úteis e, semanalmente, são divulgados pontos que funcionam também aos sábados. Confira os locais de vacinação aqui.