Atendimento Laboratorial em Citogenética (Hospital de Apoio)
O Laboratório de Citogenética oferece o exame de cariótipo para toda a Secretaria de Saúde do DF. Esse exame consiste em realizar cultura de células presentes no sangue periférico ou em medula óssea, para se analisar a estrutura e número dos cromossomos.
No caso de doenças onco-hematológicas, todos os médicos onco-hematologistas da Secretaria de Saúde estão habilitados para colher o aspirado de medula óssea e encaminhá-lo para o Laboratório junto com a solicitação do exame.
Já os pacientes com indicações para se investigar alterações nos cromossomos (por exemplo síndromes genéticas, malformações, atraso no desenvolvimento) devem primeiramente passar por uma consulta com os médicos dos Serviços de Referência em Doenças Raras.
Dessa forma, não são realizados exames de cariótipo constitucional sem o encaminhamento dos profissionais cadastrados nos Serviços de Referência em Doenças Raras. Pacientes com solicitação de cariótipo de pediatras, neurologistas ou outros profissionais devem marcar primeiramente a consulta com o médico geneticista, vide item 3.9.
Ao entregar o aspirado de medula óssea no Laboratório, os pacientes com indicação de cariótipo onco-hematológico devem entregar a Solicitação de Exame de Cariótipo preenchida e assinada pelo médico onco-hematologista e um documento de identificação da pessoa que está entregando o material para o Laboratório.
No caso de cariótipo constitucional (para se investigar por exemplo síndromes genéticas, malformações, atraso no desenvolvimento), o paciente deve apresentar um documento pessoal e a Solicitação de Exame assinada por um dos médicos cadastrado nos Serviços de Referência em Doenças Raras. Para a realização de exames não são aceitas solicitações de outros médicos
Para a realização do cariótipo, os pacientes devem ser atendidos pelos serviços de Onco Hematologia ou de Referência em Doenças Raras da Secretaria de Saúde do DF.