24/12/2025 às 08h43

Ambulatório do Viajante no Hran orienta população do DF sobre vacinas e prevenção de doenças antes de viagens

Serviço gratuito funciona sob agendamento, com atendimento às terças e quintas-feiras, de 14h às 17h

Agência Brasília

Aos 60 anos, Maria da Conceição de Almeida está prestes a realizar a primeira viagem internacional da vida. O destino é a ilha caribenha de Aruba. Antes de fechar a mala, a moradora de Taguatinga buscou orientações no Ambulatório do Viajante, que fica no Hospital Regional de Asa Norte (Hran). “Agendei por telefone. A ligação é rápida, o agendamento é feito na hora e eles orientam a chegada a partir das 14h. Vim fazer a consulta para falar sobre a minha viagem internacional. Preciso me precaver e trouxe minhas vacinas para o médico avaliar”, afirma a professora.

O Ambulatório do Viajante é um espaço de orientação e prevenção para quem vai viajar, principalmente para o exterior, mas também para destinos nacionais, como regiões amazônicas. O atendimento ocorre às terças e quintas-feiras, de 14h às 17h. O agendamento é feito pelo telefone 3449-4733 ou pelos e-mails hran.crie@saude.df.gov.br e agendamentocriehran@gmail.com.
 

O Ambulatório do Viajante é um espaço de orientação e prevenção para quem vai viajar, principalmente ao exterior, mas também para destinos nacionais, como regiões amazônicas. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

De acordo com o médico generalista do Hran, Fernando de Moraes, o ambulatório deve ser procurado principalmente por quem vai viajar para países tropicais e subtropicais. “A maioria dos países da América do Sul, da América Central, os 54 países africanos, e grande parte da Ásia exigem o CIVP, que é o Certificado Internacional de Vacinação”, explica o médico.

A emissão do certificado é gratuita e pode ser feita de forma on-line. Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), quem tomou a vacina, exigida pelo país de destino, a partir de 30 de dezembro de 2022 pode emitir o certificado diretamente no aplicativo Meu SUS Digital, utilizando o mesmo login do Gov.br. 
 



O documento é gerado automaticamente, não possui prazo de validade e só precisa ser emitido uma única vez. Já quem foi vacinado antes dessa data e não tem registro no sistema, deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS) para a atualização dos dados.

Viagem segura

Durante a consulta no Ambulatório do Viajante, a equipe avalia o histórico do paciente e confere as vacinas já tomadas. Para facilitar esse processo, é indicado o uso do aplicativo Meu SUS Digital. “É uma ferramenta importante, porque reúne as vacinas tomadas tanto no serviço público quanto no particular. Muitas pessoas não sabem mais onde está o cartão de vacinação, e isso ajuda muito”, pontua o doutor Fernando de Moraes.

Além da vacinação, o atendimento inclui orientações sobre medicamentos. Como é comum que viajantes levem remédios para imprevistos, como alergias e diarreia, a equipe esclarece o que pode ser transportado na bagagem e qual o melhor horário para uso durante a viagem.

Segundo Fernando de Moraes, o serviço segue um modelo adotado em vários países. “Esse trabalho existe em muitos lugares do mundo. Surgiu na Europa, na década de 1980, com uma proposta que considero uma das mais bonitas da medicina, que é a abordagem preventiva. Aqui, nosso foco é minimizar os riscos de adoecimento durante a viagem e evitar que a pessoa traga doenças para o Brasil”, esclarece o médico.
 

Andreia Saboia: “Normalmente, pensamos primeiro no visto e nos documentos da viagem, mas também é fundamental verificar quais vacinas são exigidas". Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Andrea Saboia também procurou o Ambulatório do Viajante para se preparar para uma viagem internacional neste fim de ano. A advogada mora em Águas Claras e está com a passagem comprada para conhecer Curaçao. “Normalmente, pensamos primeiro no visto e nos documentos da viagem, mas também é fundamental verificar quais vacinas são exigidas. A gente sempre precisa se precaver. Consegui marcar pelo telefone e o atendimento foi imediato”, diz.

 

23/12/2025 - Ambulatório do Viajante no Hran orienta população do DF sobre vacinas e prevenção de doenças antes de viagens
Confira as fotos aqui