10/10/2024 às 16h19

Estudantes de Santa Maria realizam “pedágio” em ação contra dengue

Atividade conjunta das Secretarias de Saúde e de Educação, com apoio de diversos órgãos do GDF, inspeciona 349 casas

Yuri Freitas, da Agência Saúde-DF | Edição: Agência Saúde-DF

Alunos do Centro Educacional 416 de Santa Maria participaram, nesta semana, de uma saída pedagógica para combater possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika. Os estudantes se dividiram em pequenos grupos para visitar casas da comunidade e realizar vistorias em busca de criadouros. No total, 349 imóveis foram inspecionados. 

Aluna do CED 416 de Santa Maria lembrava aos passantes sobre a responsabilidade de cada um na luta contra o mosquito. | Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas), agentes Comunitários de Saúde (ACSs), professores e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) auxiliaram nas visitas. Os profissionais ensinaram aos jovens como se dirigir aos moradores, identificar focos de larvas e tomar medidas necessárias para cada caso. Além das Secretarias de Saúde (SES-DF) e de Educação (SEE-DF), também apoiaram a ação servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), do DF Legal e da Companhia Ambiental de Saneamento (Caesb).

Agentes ensinaram os estudantes a se dirigirem aos moradores e a identificar focos de larvas. | Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

O subsecretário de Vigilância à Saúde (SVS), Fabiano dos Anjos, enfatiza a parceria firmada entre os diferentes órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). “A Saúde e a Educação, por meio de uma mobilização estratégica e da iniciativa do Geiplandengue [Grupo Executivo do Plano de Prevenção e Controle da Dengue e outras Doenças], traz para dentro da escola uma pauta de interesse de toda a população. Isso demonstra que a união de diversos atores é capaz de potencializar o combate à dengue no DF."

Prevenção

À frente do Geiplandengue da Região de Saúde Sul - Gama e Santa Maria -, Gisele dos Santos explica que o objetivo é sensibilizar alunos e professores contra a dengue. "Antes mesmo de o período das chuvas ficar mais intenso, precisamos reforçar a mobilização. Isso pode evitar chegarmos a uma epidemia da doença”, aponta. 

Os alunos acompanharam as visitas às casas e ajudaram a orientar sobre medidas de prevenção. | Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

O superintendente da Região de Saúde Sul, Willy Pereira, analisa que a participação social é um quesito essencial para o sucesso das ações de prevenção capitaneadas pelo GDF. “O papel dos alunos é fundamental, pois eles são replicadores do conhecimento adquirido nas escolas e podem colocá-lo em prática. Esses jovens levam o enfrentamento à dengue para dentro das próprias casas. Tudo passa pela educação."