Mais de 40 locais estiveram abertos neste sábado (10) para atualização da caderneta de vacinação
Mais de 40 locais estiveram abertos neste sábado (10) para atualização da caderneta de vacinação
População do DF aproveitou a ampliação da oferta de imunizantes contra a gripe. Carro da Vacina esteve em estabelecimento varejista de Ceilândia Sul
Gabriel Silveira, da Agência Saúde DF | Edição: Willian Cavalcanti
"O Brasil é o único país do mundo que oferece vacina gratuita na entrada de um supermercado no final de semana", fez questão de assinalar a aposentada Vera Lucia da Silva, 62 anos. A moradora de Ceilândia Sul aproveitou as compras para atualizar o esquema vacinal contra covid com a quarta dose.
O grande estabelecimento varejista serviu de apoio ao Carro da Vacina, ação itinerante que promove vacinação em Ceilândia, Brazlândia, Sol Nascente e Pôr do Sol, áreas sob supervisão da Superintendência da Região de Saúde Oeste. Além desse, mais de 40 locais estiveram abertos ao longo deste sábado (10) para atualização da caderneta de vacinação.
Nesta manhã, já teve gente aproveitando a ampliação da oferta de imunizantes contra a gripe adotada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Até 31 de janeiro, qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade, que não tenha recebido a dose em 2025, poderá procurar uma sala de vacina para garantir a proteção.
Assim que deixou a academia, que funciona junto ao supermercado em Ceilândia, Mateus dos Reis, 39 anos, descobriu que poderia beneficiar-se da prorrogação. "É a primeira vez que eu tomo essa vacina. Estou aproveitando pra ficar imune", explica o gerente comercial. "A gripe vem de repente, pega a gente desprevenido. Dessa vez eu quero estar protegido", completa.
Locais de grande circulação
Antes de chegar ao centro esportivo em que trabalha, Lindonaldo Vitorino, 59 anos, parou para fazer algumas compras com a irmã Marlete Vitorino, 47 anos. Além dos produtos que comprou, saiu do local protegido com quatro doses de vacina, inclusive, com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), disponível aos adultos até 59 anos, limite que ultrapassará em maio.
Quem viu a oferta de vacina foi a caçula, que, com o esquema vacinal atualizado, serviu de incentivo ao familiar. "Fiz treinamento de cuidadora. Tenho que cuidar do meu 'mano'", declara com carinho.
Mais de 90 pessoas receberam imunizantes da equipe do Carro da Vacina durante a manhã de sábado. Ao todo, foram aplicadas 282 doses; sendo as principais contra influenza, hepatites, difteria e tétano. "Nós vamos até esses lugares de grande circulação justamente para aproveitar o movimento e expandir a vacinação à população local", explica o coordenador do Carro da Vacina, Alessandro Gutemberg.