16/10/2023 às 15h53

Pacientes usufruem de espaços revitalizados em unidades de saúde e hospitais da Região Sudoeste

Além de UBSs, readequações ocorreram nas enfermarias e cozinha do Hospital Regional de Samambaia e na oncologia do Hospital Regional de Taguatinga

Rafaella Felix , da Agência Saúde-DF | Edição: Amanda Martimon

Melhorias que vão desde manutenção de telhados a adequações de áreas, como enfermarias e setor de oncologia, estão entre as revitalizações que ocorrem na Região de Saúde Sudoeste – que abrange Águas Claras, Arniqueira, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires. Todas as ações são promovidas com o objetivo de oferecer assistência à comunidade com mais qualidade e humanização.

As revitalizações têm o objetivo de oferecer assistência à comunidade com mais qualidade e humanização. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Os três andares da enfermaria do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), que atendem clínica médica, maternidade e pronto-socorro, estão entre os locais que passaram por melhorias, como pintura externa e outras intervenções de suporte. Já na cozinha da unidade hospitalar, houve substituição dos revestimentos, manutenção na parte hidráulica e elétrica, pintura e substituição das louças. Mudanças que atendem a critérios do Corpo de Bombeiros Militar e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“As revitalizações foram feitas para atender melhor a população, com mais qualidade. Isso é um ganho que também deixa a equipe de trabalho mais motivada para prestar cuidados aos nossos pacientes”, avalia a diretora administrativa da Região de Saúde Sudoeste, Patrícia Botelho.

Mais conforto para os pacientes

Pensando ainda no conforto das pessoas atendidas, 34 poltronas da maternidade do HRSam foram revitalizadas. A previsão é que este número chegue a 120 para atender também a clínica médica e a clínica cirúrgica. Já no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), houve revitalização de 14 poltronas do pronto-socorro, duas macas fixas e seis berços.

A oncologia do HRT também passa por otimizações na área da enfermaria e recepção, com previsão de entrega para outubro. As melhorias foram concretizadas por meio de contrato de manutenção regular.

Para o conforto dos pacientes, foram revitalizadas 34 poltronas da maternidade do HRSam. A previsão é que, no total, 120 sejam revitalizadas. Foto: Jhonatan Cantarelle

A atenção primária da região também é alcançada pelos benefícios de readequações dos espaços físicos, que impactam diretamente nos resultados da prestação do serviço. ‌Pensando na temporada de chuvas frequentes, de maneira preventiva, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 1 e 2 de Samambaia e a UBS 1 do Recanto das Emas tiveram os telhados substituídos.

Além disso, na UBS 3 de Samambaia foi instalada uma manta no telhado. “O ambiente fica mais arejado e saudável, tendo em vista o conforto em casos de chuva e altas temperaturas. Isso impacta na qualidade da assistência e na satisfação dos usuários e servidores”, enfatiza o diretor de Atenção Primária (Diraps) da Região Sudoeste, Júlio Leite.