21/06/2023 às 15h28

Ações extramuros e aos sábados imunizam mais de 100 mil pessoas no DF

Balanço contabiliza registros de maio a junho. Até esta sexta (23), iniciativa da Secretaria de Saúde estará em pontos no Ministério da Justiça e na Procuradoria-Geral da República

Agência Saúde-DF

Mais de 100 mil pessoas do Distrito Federal foram vacinadas contra a covid-19 e a gripe (influenza) em ações extramuros e aos sábados desde o início de maio. Força-tarefa da Secretaria de Saúde (SES-DF) leva a imunização a pontos estratégicos da capital, fora dos limites físicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A busca ativa aproxima o serviço da população e aborda o público para ampliar a cobertura vacinal.

Nesta semana, servidores da pasta atuarão em dois pontos fora das salas de vacinação das 9h às 17h. Hoje (21), o atendimento está localizado no Ministério da Justiça. Já na quinta (22) e na sexta-feira (23), o ponto ficará na Procuradoria-Geral da República (PGR). Serão ofertadas vacinas contra a gripe e a bivalente em combate à covid-19. A expectativa é aplicar até três mil doses nas duas atividades.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca o esforço da pasta para realizar a vacinação extramuros, ampliando o serviço oferecido na rede de 100 salas de vacinas no DF. “Nós vamos levar a imunização até onde a população estiver. Não iremos permitir a volta de doenças imunopreveníveis.”

A ação é voltada para adultos, sejam eles servidores públicos, terceirizados ou qualquer pessoa que passe pelo local durante o atendimento. Basta ter um documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina.
 

Força-tarefa da Secretaria de Saúde (SES-DF) leva a imunização a pontos estratégicos da capital. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF.


Histórico

Nos órgãos públicos, as ações levam imunizantes a milhares de pessoas. Somente de 13 a 16 de junho, foram mais de 4.500 doses ofertadas na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na sede do Banco de Brasília (BRB), no Ministério da Justiça e no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

“Sabemos da dificuldade de quem trabalha no dia a dia de ir se vacinar. Por isso, o movimento de levar a vacina até onde essas pessoas estão”, reforça a coordenadora da Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Fabiana Soares Fonseca.

A SES-DF iniciou a nova modalidade de vacinação em maio, quando foram aplicadas 3.935 doses apenas entre trabalhadores do Ministério do Trabalho, em cinco dias de atendimento. Também já foram atendidos o Palácio do Buriti, o Senado Federal, o Ministério da Ciência e da Tecnologia, a Academia da Polícia Federal, a sede da Polícia Federal, o Ministério da Educação e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Outras ações ocorrem em locais de alta concentração de pessoas, como shoppings, feiras e estações de metrô. As Secretarias de Saúde e de Educação também preparam uma força-tarefa para levar vacinas a 698 escolas públicas do DF. Ações em instituições privadas, como colégios e indústrias, também ocorrem conforme as solicitações que chegam à pasta.

Ação extramuros leva vacinação a órgãos públicos como o Palácio do Buriti. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF.

Balanço
O último dado divulgado pela SES-DF contabiliza mais de 1,3 milhão de vacinas em 2023, incluindo tanto as vacinas previstas no calendário de rotina quanto as campanhas contra a covid-19 e a influenza. Neste ano, somente contra a covid-19, soma-se cerca de 600 mil aplicações. De acordo com o Boletim Semanal de Vacinação de Covid-19 da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), deste total, cerca de 455 mil doses são da bivalente contra a covid-19.

Contra a influenza, o Informativo Epidemiológico 8 da SES-DF aponta que foram aplicadas 572.302 doses na capital. Atualmente, a campanha de imunização, tanto contra a covid-19 quanto contra a gripe (influenza), está aberta para todas as pessoas com pelo menos seis meses de idade.

Confira aqui os pontos fixos de vacinação no DF. A lista dos locais de imunização é atualizada diariamente, inclusive com os locais e horários de atendimento nos fins de semana.

Pontos de Vacinação - Secretaria de Saúde do Distrito Federal