Secretário de Saúde visita HRT em busca de ampliar diálogo e definir estratégias
Secretário de Saúde visita HRT em busca de ampliar diálogo e definir estratégias
Unidade segue como referência para atendimentos de alta complexidade no DF
Larissa Lustosa, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura
Dando continuidade à agenda de visitas aos hospitais públicos do Distrito Federal, o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, esteve presente no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), nesta segunda-feira (30). O objetivo é dialogar com as equipes locais, identificar oportunidades de inovação e definir estratégias para ampliar a eficiência dos serviços prestados.

“O intuito é justamente integrar a alta gestão com a local para definirmos os propósitos dos projetos e trazermos soluções que vão facilitar e agregar no atendimento à população. Queremos trazer, cada vez mais, eficiência e efetividade ao serviço de saúde”, destaca Lacerda.
O encontro reuniu a superintendência e os diretores da unidade, além de representantes de setores estratégicos da alta gestão da Secretaria de Saúde (SES-DF). O grupo percorreu setores da unidade, detalhando o funcionamento de cada espaço. Um deles foi o de Nefrologia, que, neste semestre, passará por revitalizações e acolher hemodiálise e diálise peritoneal em um único espaço.
Outro setor visitado foi a unidade de Cardiologia, inaugurada este ano. Com investimento de mais de R$ 800 milhões, pisos, instalações elétricas e hidráulicas foram substituídos. Além disso, foram executadas modernizações em iluminação, portas, vidros, bancadas de mármore, pontos de ar-condicionado e pintura lavável. Os banheiros também passaram por melhorias, com novos acessórios e louças sanitárias.
Referência
O HRT é uma das principais unidades de saúde da SES-DF, realizando mais de 500 mil procedimentos por ano, entre consultas, exames, cirurgias e acolhimentos na emergência.
A unidade atua em casos de alta complexidade, desde vítimas de violência, acidentes de trânsito e diversos tipos de doença, além de ocorrências graves de dengue e covid-19. O local também se destaca pelo atendimento emergencial de saúde bucal diário (das 7h às 19h) e 24h para oftalmologia
A maternidade e a linha de cuidados materno-infantil fez o HRT ser reconhecido como “Hospital Amigo da Criança” há 30 anos. Em 1978, a unidade entrou para a história da saúde brasileira ao inaugurar o primeiro Banco de Leite Humano (BLH) do DF.
