Secretaria de Saúde é premiada por iniciativas de transparência e inovação no serviço público
Secretaria de Saúde é premiada por iniciativas de transparência e inovação no serviço público
Reconhecimento inclui o Prêmio IPÊ 2025 e o ITA, que destacam a gestão responsável e o acesso ampliado à informação
Larissa Lustoza, da Agência Saúde DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, nesta segunda-feira (24), o Prêmio IPÊ de Inovação em Transparência – 2025 e o Prêmio do Índice de Transparência (ITA) do Governo do Distrito Federal. O Ipê reconhece as melhores iniciativas em boas práticas de transparência. A ferramenta da SES-DF “Monitoramento das Portas do Serviço Hospitalar de Emergência” foi a vencedora da edição deste ano.
Já o prêmio ITA reconhece os órgãos que atingiram 100% de transparência na divulgação de dados no site oficial da pasta e responderam 100% dos pedidos de acesso à informação.
Para o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, o reconhecimento mostra o comprometimento da Pasta com a população. O gestor agradeceu as premiações e destacou o papel da saúde na transparência e na ampliação do acesso aos usuários. “Esse reconhecimento reforça o compromisso diário da Secretaria de Saúde com a gestão responsável, a transparência e o acesso à informação. Trabalhamos para que cada ação da pasta seja acompanhada pela população com clareza e confiança”, declarou.
O subsecretário de Planejamento em Saúde, responsável pela coordenação do grupo que criou o painel de monitoramento, Rodrigo Vidal, reforçou a importância do prêmio para o fortalecimento da transparência da SES-DF. “Vencer o Prêmio Ipê é uma alegria imensa e reafirma como a transparência fortalece o SUS no DF. Esse resultado só foi possível graças ao trabalho conjunto das equipes e à estrutura do Cieges-DF [Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde] , que nos permitiu transformar dados em inovação real para o cidadão. Minha gratidão a todos que fizeram parte dessa entrega”, agradeceu.
O assessor de Transparência e Controle Social da SES-DF, Ab-Diel Nunes, falou sobre o esforço em conjunto para o recebimento do prêmio. “ Isso representa o crescimento e maturidade de transparência no órgão e é uma construção contínua, um mérito de vários setores, desde o pessoal dos hospitais, prontos-socorros e UBSs até a Administração Central, que disponibilizam suas informações de maneira clara e eficiente, com qualidade de informação”, disse.
Painel
O sistema “Monitoramento das Portas do Serviço Hospitalar de Emergência”, criado pela SES-DF, é inédito no Brasil e monitora, em tempo real, as portas de emergências dos hospitais da Secretaria de Saúde.
A ferramenta transforma dados internos em informação transparente e atualizada automaticamente, disponibilizada em um mapa interativo, mostrando painéis por unidades hospitalares e Atenção Especializada, além de consulta individualizada da posição na fila.
Pelo painel, o usuário identifica quantos pacientes aguardam cada porta de emergência; o tempo médio de espera por classificação de risco; o volume de atendimento; a situação por território, hospital e especialidade; além da espera de atendimento, por exemplo.