Atendimento ambulatorial de enfermagem em disfunção miccional

O cateterismo vesical intermitente é uma técnica utilizada para esvaziar a bexiga ou um reservatório urinário criado através de cirurgia, introduzindo um cateter (sonda) pela uretra até chegar na bexiga, ou de um estoma continente (por exemplo, Mitrofanoff). Os ambulatórios de referência atendem usuários com alguma condição clínica ou complicações relacionadas ao cateterismo vesical com fornecimento de produtos (CATETER HIDROFÍLICO e outros) e assistência de enfermagem.

 

Referenciado (encaminhado) de outros serviços de saúde e apresentar uma das complicações relacionadas ao cateterismo vesical intermitente (estenose, sangramento ou infecções de urina de repetição) ou a condição clínica de tetraparesia/tetraplegia.

O usuário deverá ser encaminhado ao serviço de referência de posse do relatório médico ou de enfermagem.

Esse relatório deve conter: 

Nome completo do usuário; 

Diagnostico e CID; 

Justificativa para o uso do cateter hidrofílico;

Número do cartão do SUS e da SES;

Frequência diária do cateterismo;

Documento de identificação do usuário;

Comprovante de endereço;

No caso de ser um representante, o mesmo deverá apresentar documento de identificação junto com os do usuário.

Os usuários dependentes de cateterismo vesical intermitente que atenderem algum critério de inclusão, conforme o “Manual sobre fornecimento de insumos específicos para pessoas com disfunção miccional”, deverão ser encaminhados para o ambulatório de referência de acordo com seu endereço residencial, por meio do encaminhamento realizado por profissional enfermeiro e/ou médico.