Atendimento para adolescentes com transtornos mentais - Adolescentro

Localizado na 605 sul, o Adolescentro é a unidade de saúde de referência do Distrito Federal para o atendimento de adolescentes (a partir de 12 anos até 17 anos, 11 meses e 29 dias) com transtornos mentais, vítimas de violência sexual ou que façam uso eventual de substâncias psicoativas.
O Adolescentro oferece consultas individuais multidisciplinares, com equipe formada por psicólogos, psiquiatras, pediatras, hebiatras (especialista em adolescência), fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, ginecologistas, urologistas, neurologistas, odontólogos, entre outros.
Além das consultas multidisciplinares, o Adolescentro oferece grupos terapêuticos, oportunidade para pais e adolescentes compartilharem experiências e ajuda. Ao todo, são 15 grupos divididos de acordo com a situação do adolescente, com opções para ansiedade e depressão, déficit intelectual, transtornos alimentares, transtornos do espectro autista, diversidade e para as vítimas de violência sexual.

Atendimento
Para ter acesso ao serviço, é preciso ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, via Sistema de Regulação. O paciente é chamado para a primeira consulta, para a qual deve ir acompanhado dos pais ou responsáveis.
Na primeira visita, o adolescente deve apresentar documentos pessoais (documento de identificação com foto, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência – para pessoas em situação de rua, não são exigidos) e o encaminhamento da UBS, no qual deve constar a descrição dos sinais e sintomas (descrevendo o tempo de evolução, frequência dos sintomas e histórico familiar), se o paciente fez ou faz uso de medicamentos (citá-los junto com a posologia) e se fez ou faz uso de substâncias psicoativas. Se possível, deve apresentar relatórios escolares.

Adolescentro
Endereço: SGAS 605 Lotes 33/34 – Asa Sul, Brasília/DF
Telefone:
E-mail: adolescentro.df@gmail.com
Área de abrangência: todo o Distrito Federal
Linhas de ônibus: todas com acesso à avenida L2 Sul
Acessibilidade: disponível em todos os acessos da unidade de saúde
Estacionamento: público para carros, motos e bicicletas e privativo para servidores

O atendimento no Adolescentro é regido pela Nota Técnica nº 1/2018 – SES/SAIS/COASIS/DISSAM 
 

Atendimento para adolescentes com transtornos mentais e/ou vítimas de violência sexual - Adolescentro

Unidade de atendimento ambulatorial multiprofissional e interdisciplinar, que presta atendimento de caráter não intensivo à adolescentes a partir de 12 anos até 17 anos, 11 meses e 29 dias. A assistência ocorre por meio de atendimentos individuais e em grupos para casos moderados de saúde mental, uso eventual de substâncias psicoativas e vítimas de violência, conforme critérios presentes na Nota Técnica n° 1/2018 – SES/SAIS/COASIS/DISSAM.

Oferece aos adolescentes acompanhados no serviço (bem como aos seus familiares e/ou responsáveis) atendimento ambulatorial numa abordagem multiprofissional, composta por pediatra, hebiatra (pediatra especialista em adolescência), psiquiatra, homeopata, ginecologista, neuropediatra, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, odontólogo e técnico de higiene dental.

Realiza testagens (detecção rápida de gravidez, HIV, sífilis e hepatites virais) em adolescentes em situações indicadas, in loco.

Outra frente de atuação do serviço é o atendimento às vítimas de violência sexual: atendimento individual realizada por equipe multidisciplinar. O serviço é oferecido através do PAV Caliandra e atende adolescentes acima de 12 anos até 18 anos incompletos, vítimas de violência sexual.

Saiba mais sobre o programa de Saúde do Adolescente da SES/DF.

Para ter acesso aos serviços, o adolescente deve ser encaminhado pela Atenção Primária à Saúde. O serviço é voltado para adolescentes a partir de 12 anos até 17 anos, 11 meses e 29 dias, com transtornos mentais moderados, uso eventual de substâncias psicoativas e/ou vítimas de violência, conforme os critérios de encaminhamento da Nota Técnica n° 1/2018 – SES/SAIS/COASIS/DISSAM

1. Documentos Pessoais: Documento oficial de identificação com foto, Cartão Nacional do SUS (Cartão SUS) e Comprovante de residência (recomendação, não obrigatório)

Observação: Para pessoas em situação de rua esses documentos não são exigidos.

2. Encaminhamento da Atenção Primária à Saúde: encaminhamento com descrição de sinais e sintomas descrevendo tempo de evolução, frequência dos sintomas e histórico familiar; se fez ou faz uso de medicamentos (citá-los junto com a posologia); se fez ou faz uso de substâncias psicoativas; relatórios escolares, se houver.

 

FORMAS DE ACESSO:

Após encaminhamento pela Atenção Primária à Saúde, o adolescente deve comparecer ao primeiro atendimento no serviço, acompanhada de seu responsável legal.

Os usuários acompanhados no ADOLESCENTRO deverão permanecer vinculados à Atenção Primária à Saúde durante a assistência na Atenção Secundária. Após a alta, os usuários deverão retornar aos cuidados da Equipe de Saúde da Família de seu território.

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira (exceto feriados), de 07h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Área de abrangência: todo o Distrito Federal

Endereço: SGAS 605 Lotes 33/34 – Asa Sul, Brasília/DF

Telefone: (61) 2017-1991

E-mail: adolescentro.df@gmail.com

Área de abrangência: todo o Distrito Federal

Linhas de ônibus: todas com acesso à avenida L2 Sul

Acessibilidade: disponível em todos os acessos da unidade de saúde

Estacionamento: público para carros, motos e bicicletas e privativo para servidores