A partir desta sexta-feira (06), tem 4ª dose contra a covid-19 para pessoas a partir de 60 anos
A partir desta sexta-feira (06), tem 4ª dose contra a covid-19 para pessoas a partir de 60 anos
Também haverá a antecipação da segunda dose de Pfizer-BioNTech; anúncios foram feitos em coletiva da Saúde
Humberto Leite, da Agência Saúde DF | Edição: Margareth Lourenço

Quarta dose da vacina contra a covid-19 está disponível para pessoas acima dos 60 anos de idade. Foto Sandro Araújo - Agência Saúde DF
O Distrito Federal começa a aplicar a segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina contra a covid-19 para pessoas a partir dos 60 anos a partir desta sexta-feira (06). A lista dos locais de vacinação está disponível no site da Secretaria de Saúde.
O Secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, ressaltou a importância dessa segunda dose de reforço. "É preciso atentar para o intervalo de quatro meses da primeira dose de reforço", afirmou, durante coletiva de imprensa transmitida nesta quinta (05).
Redução intervalo
Outra novidade é a redução do intervalo entre a primeira e a segunda doses do imunizante da Pfizer-BioNTech, de 56 para 21 dias. A medida também é válida a partir desta sexta (06) e segue orientação do Ministério da Saúde.
Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19, em 19 de janeiro do ano passado, o Distrito Federal contabiliza a aplicação de 6 milhões, 117 mil e 54 doses. A população vacinável, acima dos 5 anos, que já iniciou o ciclo vacinal, com primeira dose ou dose única, corresponde a 90,12% do total elegível.
Engajamento
O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, ressaltou o engajamento da população na campanha. "A nossa taxa de cobertura vacinal é uma das melhores do Brasil", afirmou.
Porém, o subsecretário apontou entre a população acima de 80 anos, 48,71% procuraram a segunda dose de reforço. Quanto às crianças, o público estimado no DF de 5 a 11 anos é de 268 mil. Desse total, 165.187 receberam, pelo menos, a primeira dose.
Acima dos 12 anos, há 178 mil pessoas que ainda não iniciaram o ciclo vacinal. Outras 120 mil estão com a segunda dose atrasada e 900 mil podem receber a primeira dose de reforço, mas ainda não se vacinaram. "Nós só vamos ficar livres definitivamente do pesadelo da covid se todos participarem", reforçou Divino Valero.