Combate à dengue: Secretaria de Saúde capacita farmacêuticos na produção de inseticida natural
Combate à dengue: Secretaria de Saúde capacita farmacêuticos na produção de inseticida natural
Curso realizado na Farmácia Viva do Riacho Fundo pretende habilitar profissionais na produção de difusor contra o “Aedes aegypti”, a partir do extrato de citronela. Conhecimento será repassado à população
Alexandre Álvares, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura
A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu uma capacitação voltada a farmacêuticos e profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) na produção de extrato de folhas de citronela. O produto pode ser usado no combate ao mosquito da dengue. A partir do curso, a fórmula desenvolvida será repassada à população.

Na oportunidade, realizada no início desta semana (6), no Núcleo de Farmácia Viva do Riacho Fundo, os servidores fizeram a manipulação da citronela e aprenderam a extrair as folhas da planta. Elas contêm o citronelol, um princípio ativo que funciona como inseticida natural.

O intuito da capacitação é formar multiplicadores dos locais que recebem produtos fitoterápicos. Os profissionais também receberam uma muda de citronela. “Por ser de fácil cultivo, pode ser plantada nas próprias UBSs”, explica o chefe do Núcleo de Farmácia Viva do Riacho Fundo, Nílton Luz. “Esses profissionais estão agora habilitados a orientar as pessoas no preparo caseiro do difusor e borrifador ambientais”, assegurou.

Fitoterápicos
A rede de saúde do DF mantém dois núcleos de manipulação de fitoterápicos, conhecidos como Farmácias Vivas. Nesses locais são produzidos vários medicamentos naturais, ofertados à população. É necessário, contudo, possuir prescrição médica para a utilização dos medicamentos naturais. Os pacientes podem ainda buscar mais orientações no site da SES-DF.
Além do capim citronela, as Farmácias Vivas disponibilizam uma série de insumos naturais como o xarope de guaco, usado no tratamento de doenças respiratórias; tintura de funcho e tintura de boldo, para problemas gástricos e digestivos; e gel de erva baleeira, para uso tópico anti-inflamatório.
Parceria e ressocialização
A SES-DF firmou, em 2023, um convênio com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap/DF). No acordo, por meio do trabalho de ressocialização, os apenados dão apoio às atividades de colheita e conservação da área de plantio de capim citronela, bem como, no cultivo de outras plantas e ervas medicinais, diretamente na área da Fazenda Modelo da Penitenciária Papuda.