09/12/2025 às 07h51

Comitê Gestor do Programa Vida no Trânsito realiza primeira reunião

Criado em fevereiro de 2025, o programa busca fortalecer a vigilância e a prevenção de lesões e mortes no trânsito, além de promover a saúde

Agência Saúde DF

O Comitê Gestor do Programa Vida no Trânsito (CGVT) realizou, em novembro, sua primeira reunião ordinária. Instituído em fevereiro de 2025, o comitê é coordenado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde, e pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

O objetivo central do Comitê é identificar fatores de risco e comportamentos associados aos sinistros de trânsito que resultam em óbitos. A partir desses dados, serão planejadas e executadas ações estratégicas voltadas à redução dos acidentes e à preservação de vidas.

O Comitê tem como objetivo identificar os fatores de risco e de comportamento que tiveram como defecho óbitos por sinistro de trânsito. Com as informações, o grupo planejará e executará ações estratégicas para redução de acidentes e preservação das vidas. Foto: Divulgação

Integram ainda o CGVT representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Também participam do comitê intersetorial a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SO-DF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

Vida no Trânsito

Criado pelo Ministério da Saúde em 2011, o Programa Vida no Trânsito (PVT) atua na vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito como resposta à primeira Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011–2020), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

O programa da SES-DF também está alinhado à atual Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021–2030), proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece como meta a redução de pelo menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.