02/06/2022 às 21h39 - Atualizado em 02/06/2022 às 21h43

DF prorroga campanha de vacinação contra influenza e sarampo até 24 de junho

Decisão segue recomendação do Ministério da Saúde divulgada na noite desta quinta-feira (02)

Agência Saúde DF


 

A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo – 2022 foram prorrogadas até 24 de junho pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da Pasta Federal. Em documento divulgado na noite desta quinta-feira (02), o Ministério reconhece o esforço de operacionalização das duas campanhas concomitante às ações relacionadas à covid -19. 

Confira os locais de vacinação no DF

No entanto, as coberturas vacinais alcançadas até o momento, nas unidades federativas e seus respectivos municípios encontram-se aquém das metas estabelecidas para ambas as campanhas. Dessa forma, o prazo foi ampliado na perspectiva de alcançar a meta mínima de 90% de cobertura vacinal, de forma homogênea, para reduzir as complicações e óbitos nos grupos prioritários. 


A nota ainda destaca que é importante alcançar a meta de 95% de vacinação para as crianças de seis meses a menores de cinco anos e vacinar os trabalhadores da saúde contra o sarampo de forma seletiva, por considerar a alta transmissibilidade, a gravidade, as complicações e óbitos pela doença. 


No DF, conforme informativos divulgados pela Secretaria de Saúde, até 24 de maio, a cobertura vacinal para o sarampo em crianças era de apenas 19,1%. Contra a influenza, o grupo de idosos apresentava a cobertura mais elevada (48,%), seguido dos grupos de trabalhadores de saúde (36,9%) e professores (29,2%).