10/04/2022 às 13h00 - Atualizado em 10/04/2022 às 13h00

Jardim e cores para alegrar ambiente de trabalho no Hmib

Local é desenvolvido e mantido por servidores e reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso

DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

 

 

Os servidores e colaboradores do Hospital Materno Infantil de Brasília Dr. Antônio Lisboa (Hmib) ganharam mais um jardim para alegrar o ambiente de trabalho. Localizado em uma área restrita aos trabalhadores, no fundo do hospital, o espaço foi idealizado por um servidor antigo do local, Jairo Guedes, que atua na manutenção e desenvolve um trabalho com os reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

 

O intuito é passar conhecimento e promover melhorias para o local. “A ideia surgiu quando chegou ao setor um dos reeducandos que possui experiência em jardinagem. Ensinei a utilizar as matérias-primas como restos de obras e madeiras que seriam descartadas. Aproveitamos para transformar isso em jardim”, conta Jairo, que é servidor no Hmib desde 1991.

 

 

A placa colorida instalada em meio às plantas também chama a atenção. “Colocamos palavras cativantes de alto astral e gratidão a todos pelo reconhecimento e carinho com as plantinhas colocadas ali com muito prazer e cuidado. É satisfatório ver todos mais sorridentes indo e voltando de seus plantões no hospital”, compartilha Jairo.

 

Neyl Douglas Barros de Jesus, analista de gestão pública em saúde, que também trabalha no Hmib, diz que jardim “tem feito sucesso e recebido elogios dos colegas”. Ele enaltece o trabalho de todos da manutenção para manter esse e outros jardins do Hmib. “Os servidores prestigiam, tiram fotos e dizem que buscam ali boas energias”, comenta satisfeito.

 

 

Convênio

 

A Secretaria de Saúde possui convênio com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap/DF), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF). Por meio dele, são solicitados reeducandos para dar apoio a alguns serviços no Hmib, como lavanderia, jardinagem, manutenção e farmácia. Atualmente, 24 reeducandos atuam nessa unidade de saúde.