18/04/2022 às 20h04 - Atualizado em 11/05/2022 às 12h17

Ouvidoria da Secretaria de Saúde fortalece canal com a sociedade

Serviço recebe críticas, reclamações, elogios e sugestões; feedback do usuário é fundamental para melhoria do atendimento

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

Através da Ouvidoria, o cidadão pode registrar reclamações, críticas, elogios e sugestões. Foto: Breno Esaki – Arquivo Agência Saúde-DF

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio do Sistema de Ouvidoria do Governo do Distrito Federal, o Sistema OUV-DF, concentrou 50,76% de todos os elogios destinados à administração direta e indireta do GDF no período de janeiro a março deste ano. Isso corresponde a 1.674 elogios que reconheceram servidores da saúde bem como empregados das empresas que prestam serviços à SES-DF.

 

O ouvidor da Secretaria de Saúde, Thyerys Araruna, destaca que nesse primeiro trimestre de 2022, o GDF recebeu 97.292 manifestações de ouvidoria. Enquanto só a Pasta, registrou 17.073 manifestações.

 

“Isso corresponde a 17,54% de todas as manifestações do GDF. Do total de manifestações que recebemos, 9,8% foram elogios. Considerando todos os elogios registrados no GDF, recebemos 50,76% dos registrados, isso representa, em números, 1.674 elogios”, explica o ouvidor.

 

Satisfeito com a maior procura pelo canal de atendimento, o ouvidor informa que as manifestações, desde a implantação do OUV-DF, crescem ano a ano. Além disso, ele destaca o fato de que muitos cidadãos, após serem atendidos, voltam para elogiar.

 

Através da Ouvidoria, o cidadão pode registrar reclamações, críticas, elogios e sugestões. “A ouvidoria pública representa o fortalecimento do controle social, pois dá voz ao cidadão. É uma via de mão dupla: a população obtém o que precisa da Administração Pública e ajuda na melhoria das políticas públicas”, destaca.

 

Para entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde basta ligar no disque 162 ou clicar aqui (OUV-DF Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal).