10/12/2025 às 09h17

Parar de fumar? UBS 1 de São Sebastião oferece apoio para largar o cigarro

Grupo está em sua segunda turma. Objetivo é ajudar pacientes a se livrar do vício 

Thaís Cavalcante, da Agência Saúde DF | Edição: Natália Moura

A Unidade Básica de Saúde 1 de São Sebastião implementou a segunda turma de prevenção e controle do tabagismo. Os encontros serão realizados nos dias 8, 10, 17 e 22 deste mês, a partir das 16h. No grupo, os participantes irão focar na cessação da nicotina e manutenção da abstinência, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). 

O tabagismo segue como o maior causador de mortes evitáveis no mundo, sendo um fator de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF.

Com uma abordagem multiprofissional, a turma é acompanhada por médica, farmacêutica e fonoaudióloga. “A relevância do trabalho em grupo reside na combinação de dois fatores cruciais: o apoio social e a abordagem multiprofissional. O ambiente coletivo oferece um espaço de acolhimento e identificação, onde os participantes compartilham experiências, estratégias de enfrentamento e reforçam a motivação mútua", explica a fonoaudióloga da unidade, Marília Gabriela. 

Impactos

A primeira turma do projeto atingiu um resultado positivo. A taxa de sucesso ficou em quase 79%. Na prática, 11 pessoas conseguiram parar de fumar e outras três irão continuar o acompanhamento para se livrar do vício. Os encontros ocorrem na própria UBS 1 de São Sebastião, localizada no Centro de Múltiplas Atividades.

O grupo antitabagismo da UBS 1 de São Sebastião segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), com foco na cessação da nicotina e manutenção da abstinência. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF.

Luta contra o cigarro 
 
Globalmente, o tabagismo é um dos maiores desafios de saúde pública, sendo a principal causa de morte evitável e um fator de risco crítico para diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), o PNCT preconiza a abordagem terapêutica em grupo como uma estratégia acessível e altamente eficaz para a cessação do fumo, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS).