24/12/2025 às 08h16

Saúde distribui absorventes para adolescentes em escola de Santa Maria

Objetivo é promover a dignidade menstrual disponibilizando absorventes para meninas e mulheres que recebem algum benefício assistencial

Isabela Graton, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

Uma fila de meninas adolescentes se formava perto de uma das salas do Centro de Ensino Médio (CEM) 404 de Santa Maria. Entre conversas e brincadeiras, todas pareciam animadas para receber os itens que estavam sendo entregues por profissionais de saúde: dois pacotes de absorventes noturnos.  Após entrar em sala de aula, as jovens conversavam com os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa Maria, se identificavam e recebiam os itens de higiene íntima.

A ação disponibiliza dois pacotes de absorventes por mês para as meninas e mulheres, entre 10 e 49 anos, que recebem algum benefício assistencial do governo e estão cadastradas nas UBSs. O objetivo é combater a vulnerabilidade menstrual, caracterizada pela falta de acesso a esses itens de higiene.

De acordo com a gerente da UBS 1 de Santa Maria, Joelma Batista, a unidade começou a visitar alguns lugares, como a escola, para facilitar a distribuição: “Essa é uma forma da gente não precisar tirar as alunas de dentro de sala e também facilitar a vida dos pais que trabalham e não têm tempo de buscar os absorventes”, afirmou. 

A equipe da UBS 1 de Santa Maria decidiu distribuir os itens de higiene nas escolas, para facilitar o acesso das adolescentes. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF

No CEM 404, por exemplo, estudam cerca de 900 alunas que se enquadram na faixa etária beneficiada pelo projeto. Nesta primeira ação foram atendidas 242 estudantes, mas o programa continuará sendo realizado no próximo ano e passará a abranger também as alunas dos turnos vespertino e noturno.

Para Maria Clara Paz, 15, estudante do 1º ano do Ensino Médio e uma das meninas beneficiadas pela iniciativa, a proposta traz, principalmente, uma facilidade para todos: “O projeto é muito importante porque muitas vezes as famílias não têm condições de comprar absorventes e também algumas meninas podem ter vergonha de comprar na farmácia ou até mesmo de pegar no postinho, então receber aqui na escola acaba sendo bem mais prático”, relata. 
 

As estudantes do CEM 404 de Santa Maria foram beneficiadas com o projeto Absorva Bem, que disponibiliza absorventes gratuitos todos os meses para meninas e mulheres de 10 a 49 anos. Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF

Programa Saúde nas Escolas

O CEM 404 de Santa Maria participa do Programa Saúde nas Escolas (PSE), uma estratégia intersetorial que visa promover saúde, realizar educação em saúde e prevenir doenças e agravos no ambiente escolar. 

Ele é realizado em escolas públicas do DF que aderem voluntariamente ao programa, em parceria com a UBS de referência do território. 

Como ressaltou Cristiellen de Oliveira Guedes, orientadora educacional da escola: “O PSE é super importante porque traz informações para as meninas, muitas não sabem que elas podem ir sozinha às UBSs, então quando os profissionais vêm aqui na escola fica mais fácil transmitir essas informações”. explicou. 

O CEM 404 já contou, por exemplo, com palestras sobre alguns temas importantes para os jovens como uso de cigarros eletrônicos (vapes), sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).