Samambaia recebe Dia "D" de combate à dengue
Samambaia recebe Dia "D" de combate à dengue
Governador Ibaneis Rocha deve abrir evento. Ações envolvem tendas de hidratação e de orientação, vistorias domiciliares, atividades educativas e aplicações do “fumacê”
Michelle Horovits, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura
O Governo do Distrito Federal (GDF) continua na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Neste sábado (20), Samambaia recebe uma força-tarefa de combate à dengue e convocação da comunidade no enfrentamento à doença. O “Dia D” ocorre às 10h, no estacionamento da Administração Regional, e irá contar com a presença do governador Ibaneis Rocha e da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
"Estamos convocando a população a se engajar nos cuidados contra a proliferação do Aedes aegypti. Reforçamos as ações de atendimento a pessoas com sintomas de dengue; adotamos medidas para impedir a proliferação do mosquito e nomeamos 79 AVAs”, detalha a gestora de Saúde.
As equipes comprometidas com a força-tarefa são formadas por profissionais de diversos órgãos, incluindo membros da Secretaria de Saúde (SES-DF), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Administração Regional de Ceilândia e outros setores do governo distrital. O foco é a limpeza de terrenos em Samambaia e a promoção de atividades educativas.
O contingente envolvido será composto por aproximadamente 50 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), cem Agentes de Vigilância Ambiental (AVAs) e 300 bombeiros militares, que desempenharão as visitas domiciliares. Os carros do "fumacê" estarão presentes para acompanhar as vistorias e aplicar o produto na região. Participarão ainda das ações, mais de cem profissionais da Atenção Primária à Saúde.
Estrutura
Já no estacionamento da Administração Regional de Samambaia, serão disponibilizadas duas tendas no sábado. A primeira, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), será voltada à hidratação de pacientes que apresentem casos leves de dengue e terá a atuação de seis equipes da Saúde da Família (eSF). A estrutura irá funcionar diariamente, das 7h às 19h, pelo próximos 45 dias, com a possibilidade de prorrogação desse período, caso necessário.
O segundo espaço, montado pela Defesa Civil do DF, irá fornecer informações a respeito da doença. Como reforço, a Administração irá ainda disponibilizar mais duas salas internas para atendimento à população.
A intensificação das ações iniciou no dia 13 deste mês, no P Sul, em Ceilândia. Outras Regiões Administrativas com alta incidência de casos prováveis também irão receber as tendas: Sol Nascente, Brazlândia, Taguatinga, Santa Maria, Recanto das Emas, São Sebastião, Estrutural e Sobradinho.
Plano de contingência
Como estratégia de combate ao Aedes aegypti, a SES-DF adotou o fortalecimento das ações destinadas ao cuidado de pacientes com dengue em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que já funcionam até às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados até às 12h. Nelas, as equipes estão organizadas para fazer o acolhimento e o cuidado desses pacientes de forma prioritária, principalmente nos horários ampliados. Veja aqui a lista completa desses postos.
De forma adicional, ainda foram organizadas UBSs, incialmente das Regiões de Saúde Oeste e Centro-Oeste, que passarão, a partir do dia 20 deste mês, a funcionar no sábado e no domingo para o cuidado de pessoas com dengue. Além disso, cada Região Administrativa contará com pelo menos um veículo de aplicação do inseticida contra o Aedes aegypti, o "fumacê".
Serviço
”Dia D" de combate à dengue em Samambaia
Abertura com a presença do governador Ibaneis Rocha
Data: Sábado, 20 de janeiro
Horário: 10h
Local: Administração de Samambaia - Quadra 302 conjunto 13 Lote 05 – Centro Urbano.