12/12/2025 às 08h30

Vigilância em Saúde registra aumento de produção

Ações do setor superaram metas para o ano; resultados estão em relatório detalhado

Gabriel Siveira, da Agência Saúde DF | Edição: Natalia Moura

De maio a agosto deste ano, a produção da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde (SES-DF), registrou aumento de quase 6%. O trabalho abrange ações voltadas ao bem-estar coletivo, por meio de serviços de vigilância sanitária, epidemiológica, saúde ambiental e do trabalhador. 

As equipes alcançaram resultados positivos, por exemplo, no monitoramento da qualidade da água para consumo humano. Entre maio e agosto, foram coletadas quase 1,4 mil amostras e elaborados laudos e relatórios em quase 500 estabelecimentos. O número totaliza quase 93,5% do total visitado. A meta estabelecida para 2025 é 80%.
 

Grandes feitos foram alcançados na vigilância da qualidade da água para consumo humano. Foto: Arquivo Agência Saúde

Essa antecipação deve-se ao planejamento estratégico da área técnica do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) no Distrito Federal. O foco da iniciativa é a otimização das rotinas de coleta e priorização de áreas. Há contribuições relevantes no setor de tecnologia de dados, especialmente por meio do geoprocessamento, para mapear e monitorar localidades específicas.

Saúde do Trabalhador

Atividades relacionadas à saúde do trabalhador também tiveram destaque no período. Houve mais de seis mil notificações de doenças e agravos laborais, 16% acima da meta estabelecida para 2025. Porém, o aumento no número de registros, explica a diretora de Saúde do Trabalhador (Disat) da SES-DF, Elaine Morelo, não significa necessariamente que mais trabalhadores estejam adoecendo ou se acidentando.
 

Houve mais de seis mil notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho, 15,85% acima da meta estabelecida para o ano de 2025. Número é explicado por melhoria no sistema de registros. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

"Isso pode ser um reflexo das melhorias no sistema da Vigilância em Saúde, permitindo identificar riscos antecipadamente, agir de forma mais rápida e direcionar recursos para onde realmente são necessários. Sem registros, os problemas continuam existindo, mas ficam invisíveis. Com eles, conseguimos planejar, prevenir e proteger a população de maneira mais eficaz", detalha a gestora. 

Monitoramento e transparência

Os resultados estão demonstrados no Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) do 2º Quadrimestre de 2025, apresentado na última semana (4), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O objetivo é prestar contas e tornar público o acompanhamento e monitoramento das metas, dos indicadores e das ações realizadas pela SES-DF.