Vigilância em Saúde registra aumento de produção
Vigilância em Saúde registra aumento de produção
Ações do setor superaram metas para o ano; resultados estão em relatório detalhado
Gabriel Siveira, da Agência Saúde DF | Edição: Natalia Moura
De maio a agosto deste ano, a produção da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde (SES-DF), registrou aumento de quase 6%. O trabalho abrange ações voltadas ao bem-estar coletivo, por meio de serviços de vigilância sanitária, epidemiológica, saúde ambiental e do trabalhador.
As equipes alcançaram resultados positivos, por exemplo, no monitoramento da qualidade da água para consumo humano. Entre maio e agosto, foram coletadas quase 1,4 mil amostras e elaborados laudos e relatórios em quase 500 estabelecimentos. O número totaliza quase 93,5% do total visitado. A meta estabelecida para 2025 é 80%.
Grandes feitos foram alcançados na vigilância da qualidade da água para consumo humano. Foto: Arquivo Agência Saúde
Essa antecipação deve-se ao planejamento estratégico da área técnica do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) no Distrito Federal. O foco da iniciativa é a otimização das rotinas de coleta e priorização de áreas. Há contribuições relevantes no setor de tecnologia de dados, especialmente por meio do geoprocessamento, para mapear e monitorar localidades específicas.
Saúde do Trabalhador
Atividades relacionadas à saúde do trabalhador também tiveram destaque no período. Houve mais de seis mil notificações de doenças e agravos laborais, 16% acima da meta estabelecida para 2025. Porém, o aumento no número de registros, explica a diretora de Saúde do Trabalhador (Disat) da SES-DF, Elaine Morelo, não significa necessariamente que mais trabalhadores estejam adoecendo ou se acidentando.
"Isso pode ser um reflexo das melhorias no sistema da Vigilância em Saúde, permitindo identificar riscos antecipadamente, agir de forma mais rápida e direcionar recursos para onde realmente são necessários. Sem registros, os problemas continuam existindo, mas ficam invisíveis. Com eles, conseguimos planejar, prevenir e proteger a população de maneira mais eficaz", detalha a gestora.
Monitoramento e transparência
Os resultados estão demonstrados no Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) do 2º Quadrimestre de 2025, apresentado na última semana (4), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O objetivo é prestar contas e tornar público o acompanhamento e monitoramento das metas, dos indicadores e das ações realizadas pela SES-DF.