23/12/2023 às 13h33

Prática esportiva: confira como dar o primeiro passo e transformá-la em hábito

Caminhada tende a ser o exercício físico mais simples para começar. Espaços públicos do Distrito Federal são um incentivo ao esporte

Gabriel Silveira, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

Nesta semana (21) é celebrado o Dia do Atleta. Apesar de a ocasião ter como motivo a exaltação das vitórias dos brasileiros no exterior, não é preciso ser um profissional para colher os benefícios que o esporte traz à saúde.
 

Distrito Federal conta com ampla área arborizada, parques e terrenos planos ao ar livre. Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

Qualquer prática, no tempo e lugar em que for possível, é melhor que não fazer nada. Reduzir o período de inatividade durante o dia - incorporando atividade física em diversos momentos, como se deslocar de um lugar a outro, realizar tarefas domésticas ou durante o tempo livre, fazer caminhadas - é fundamental para cultivar bons hábitos.

O importante é manter a regularidade. Quanto mais cedo a atividade física se torna um hábito na vida, maiores os ganhos para a saúde. “Todo mundo tem um atleta dentro de si. Basta encontrar qual é a sua modalidade preferida”, incentiva a fisioterapeuta Angelina Siqueira, integrante da equipe multiprofissional do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh), da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Primeiro passo para uma vida mais saudável

A profissional de saúde, também doutora em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB), sugere que várias atividades sejam experimentadas; que busque resgatar aquilo que gostava de praticar quando criança; e que aproveite a ocasião para contemplar a natureza nos espaços abertos.

A caminhada tende a ser o exercício físico mais simples para iniciar a prática esportiva. Em geral, não contém custo financeiro para adesão e qualquer um é capaz de estabelecer o seu próprio ritmo - frequência, duração e velocidade.
 


O Guia de Atividade Física para a População Brasileira do Ministério da Saúde recomenda a prática de atividades físicas moderadas por pelo menos 150 minutos por semana. Como parte da rotina semanal, é importante também incluir exercícios de fortalecimento dos músculos e ossos em pelo menos dois dias na semana.

“A geografia do Distrito Federal e os equipamentos públicos são um incentivo ao esporte”, sugere a fisioterapeuta. A capital conta com ampla área arborizada, parques e terrenos planos ao ar livre. Todas as Regiões Administrativas possuem ao menos uma praça equipada com um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), instalado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
 

Regiões Administrativas do DF são equipadas com Pontos de Encontro Comunitário (PEC), instalados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).Foto: Acácio Pinheiro/Agência_Brasília

O Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer, oferta modalidades esportivas individuais e coletivas à população do DF. Além disso, há a oportunidade de praticar as modalidades aquáticas no Lago Paranoá e na Água Mineral, localizada no Parque Nacional de Brasília.
 

Com 48 quilômetros quadrados de extensão, o Lago Paranoá acolhe dezenas de modalidades aquáticas, entre remo, caiaque, SUP (na foto) e mergulho. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília