CAPACITAÇÃO

CAPACIFAR

O que é o Capacifar?

A Diretoria de Assistência Farmacêutica – DIASF, em parceria com a  Escola de Aperfeiçoamento do SUS (EAPSUS/FEPECS), reuniu temas que promovem uma análise crítica da Assistência Farmacêutica no SUS a partir de debates com convidados especialistas e mediados por esta Área Técnica. Espera-se que o projeto inicie uma cultura de discussões, aprendizados e atualizações sobre a Assistência Farmacêutica e que se estruture em um novo modelo para facilitar a educação continuada dos servidores desta Secretaria.

O objetivo do programa é promover o pensamento crítico e a interlocução entre algumas áreas da Assistência Farmacêutica e estimular uma cultura de educação continuada para os servidores da SES/DF; qualificar os serviços de Assistência Farmacêutica oferecidos no âmbito da SES/DF tendo em vista o Uso Racional de Medicamentos, o Cuidado centrado na Pessoa, a Segurança do Paciente e a Humanização do cuidado.


Qual a metodologia do programa?

O curso teve duração de um ano – abril de 2021 a março de 2022. A carga horária total do programa foi de 50 horas. O programa foi dividido em quatro ciclos de três meses cada e os assuntos abordados foram contemplados em cinco módulos:
– Módulo Transversal
– Módulo Atenção Primária
– Módulo Atenção Secundária
– Módulo Atenção Terciária
– Módulo Gestão

Como fazer para assistir às aulas?

Todas as aulas foram ofertadas remotamente, transmitidas de modo síncrono através do canal do Youtube da EAPSUS, onde estão disponíveis
para acesso.

Assista novamente!


Assista novamente!

Visão multiprofissional do PCDT da Hepatite B
Cuidado Farmacêutico em Fitoterapia na Atenção Primária à Saúde
PCDT de Psoríase
Perfil das demandas judiciais referentes a medicamentos e seu respectivo impacto orçamentário no SUS-DF

O delineamento de recomendações farmacoterapêuticas a partir da análise crítica da literatura

Coordenação e continuidade do Cuidado Farmacêutico nas Redes de Atenção à Saúde

A gestão clínica do medicamento sob a ótica da logística farmacêutica

Aprendizados, desafios e transformações, após um ano de pandemia

Cuidado ao paciente com hanseníase na Atenção Primária à Saúde

Cuidado à pessoa com Anemia na IRC

Planejamento e Gestão em Saúde

Gestão de Serviços em Farmácia Hospitalar: gestão da qualidade

Farmacovigilância das vacinas e medicamentos importados em 2021

 

Aulas do 4º Ciclo 

Medicamentos Oncológicos: Acesso e Financiamento

Financiamento de Medicamentos no SUS

Atuação do Farmacêutico na Terapia Antiretroviral

Cuidado ao Paciente com Tuberculose

Farmácia Clínica em Oncologia

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Reumatóide

 

 

Ciclo de Seminários em Assistência Farmacêutica

Programa de Educação Continuada em Cuidado Farmacêutico - DIASF 2024,  o qual se apresenta como uma estratégia necessária para capacitar os profissionais dos serviços, aprimorar suas habilidades, atualizá-los sobre os diversos assuntos a serem tratados e equalizar o conhecimento da equipe de farmacêuticos da SES-DF, levando em consideração também temas técnicos, relacionados a processos de trabalho, devido à dinamicidade do cenário que este público está envolvido.

A capacitação teve início em fevereiro de 2024 e vai até novembro desse ano, contando com a participação de farmacêuticos dos níveis de atenção primário, secundário e hospitalar, além de estudantes de farmácia, com um total de 100 participantes. A iniciativa tem o apoio do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF) e da Associação dos Especialistas em Saúde (AES-DF).


 

I Jornada de Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico da SES-DF - JFACC

A I Jornada de Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) - JFACC será realizada em Brasília, no Distrito Federal, de 7 a 9 de agosto de 2024 e tem como tema desta edição “O percurso do paciente e a sistematização de práticas no ambiente hospitalar”. O evento é direcionado principalmente aos farmacêuticos que desempenham suas atividades nos Núcleos de Farmácia Clínica dos hospitais da rede SES-DF (gestão direta ou indireta). O objetivo é promover o fortalecimento e o aprimoramento da Farmácia Clínica, além de fomentar a pesquisa e a disseminação de conhecimentos científicos na Rede de Saúde do DF, incluindo instituições conveniadas, como o Hospital Universitário de Brasília (HUB), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), o Instituto de Cardiologia e Transplante do DF (ICTDF) e os hospitais do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF).


 

Curso de Cuidado Farmacêutico nas Profilaxias Pré e Pós exposição ao HIV

Até 31 de julho, farmacêuticos da Secretaria de Saúde (SES-DF) podem se inscrever, por meio do link: https://www.even3.com.br/curso-de-capacitacao-cuidado-farmaceutico-a-pessoa-com-indicacao-para-profilaxias-pre-ou-pos-exposicao-de-risco-hiv-465805/ em um curso sobre as profilaxias pré (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV. O curso acontecerá no período de 14 de agosto a 2 de outubro, uma vez por semana, sempre às quartas-feiras.

O objetivo é fornecer aos profissionais o entendimento completo sobre o tema por meio de apresentações expositivas e dialogadas, estudos de caso e documentação pertinente. O conteúdo abordará a prevenção combinada do vírus, acolhimento, avaliação da indicação das profilaxias e monitoramento clínico.

As palestras dialogadas serão intercaladas com práticas simuladas de atendimento de casos padronizados e previamente testados. Nessa atividade, os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprender com os colegas, a partir de simulações realísticas e com orientação direta dos instrutores.

As inscrições para o curso ocorrem exclusivamente na plataforma da Even3. Serão disponibilizadas duas turmas, uma no período matutino (8h às 12h) e outra no período vespertino (14h às 18h).

Para maiores informações acesse: https://www.even3.com.br/curso-de-capacitacao-cuidado-farmaceutico-a-pessoa-com-indicacao-para-profilaxias-pre-ou-pos-exposicao-de-risco-hiv-465805/.


 

Dúvidas? Envie um e-mail para diasfses@gmail.com

Voltar