04/04/2022 às 17h02

Dia Mundial da Saúde: SES-DF chama atenção para importância da alimentação saudável

População pode buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e participar de atividades voltadas ao tema

LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

Para o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, a Secretaria de Saúde destaca um dos pilares da boa saúde: a promoção de uma alimentação adequada, saudável e sustentável. A nutricionista da Gerência de Serviços de Nutrição, Karistenn Brandt, indica que além de termos uma alimentação balanceada e nutritiva, devemos defender a biodiversidade, consumindo alimentos regionais, por exemplo.

 

“A opção por alimentos in natura encontrados em nossa região além de saudável, pois consumimos produtos frescos, valoriza a cultura alimentar e ajuda na preservação do planeta já que alimentos ultraprocessados geram mais resíduos sólidos por meio de suas embalagens”, destaca a nutricionista.

 

Outra dica é consumir frutas, verduras e legumes com casca, pois aumenta a ingestão de fibras e diminui o desperdício de alimentos. “Essas condutas ajudam a diminuir o risco de desenvolver doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, que possuem alta prevalência na população e geram preocupação para o sistema de saúde”, observa.

 

Atividades na rede pública

 

No Distrito Federal, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) prestam atendimento e atividades referentes à alimentação e nutrição saudável. Ali, nutricionistas que compõem a equipe multiprofissional dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf), além dos demais profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família, ofertam o cuidado necessário para as demandas nutricionais da população.

 

“Existem várias iniciativas nas diferentes Regiões de Saúde, que compreendem o cuidado integral à saúde, como as atividades desenvolvidas nos grupos de hábitos de vida saudável”, exemplifica.

 

A cozinheira Maria Aparecida Salgado, 59 anos, moradora do Areal é uma das participantes do grupo de autocuidado integrado que ocorre três vezes por semana na UBS 2 de Águas Claras/Areal. Desde setembro do ano passado, ela participa semanalmente das atividades oferecidas pela equipe da unidade, como atividades físicas, orientação nutricional, automassagem, auriculoterapia e exercícios para redução da ansiedade, conduzidas por profissionais do Nasf e uma educadora física.

 

“Fiquei sabendo por umas amigas e comecei a frequentar. A acolhida foi maravilhosa, eu estava passando por uma fase difícil, perdi meu marido e estava muito para baixo. O grupo ajudou a recuperar minha autoestima”, revela.

 

Ela conta que segue todas orientações recebidas, faz a reeducação alimentar e já perdeu peso. “Em troca, ganhei mais disposição e qualidade de vida. Dizem que nasceu uma outra mulher aqui”, comemora. Maria Aparecida parabeniza o projeto e incentiva que mais pessoas busquem fazer algo em prol de uma vida mais saudável.

 

Para a moradora de Arniqueiras, Josefa Maria do Carmo Oliveira, 71 anos, participar desse grupo foi “a melhor coisa que aconteceu”. Ela relata ter menos dores, sentir melhora no sono e no apetite. “Tento seguir as dicas de alimentação e estou vivendo muito bem”, afirma. Ela elogia a equipe e sempre convida mais colegas para o grupo, pois diz acreditar que “todo mundo deveria procurar viver bem e com mais saúde”.

 

Arquivo em Anexo 1 para conferir algumas atividades realizadas na rede de saúde pública para incentivo à vida saudável. A orientação é que a população busque sua UBS de referência e se informe sobre a atividade disponível e quais requisitos para participar.

Anexos