Realização de Cirurgias
A realização de cirurgias na Secretaria de Saúde do Distrito Federal ocorre por meio dos atendimentos ambulatoriais e de emergência. Para o atendimento ambulatorial, são realizadas cirurgias nas seguintes especialidades:
Cirurgia Bariátrica: Hospital Regional da Asa Norte;
Cirurgia Cardíaca: Instituto Hospital de Base, Hospital Universitário de Brasília e Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (contratualização);
Cabeça e Pescoço: Hospital de Base, Hospital Universitário de Brasília (contratualização);
Cirurgia Geral: Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional de Planaltina, Hospital Regional de Sobradinho, Hospital Regional do Gama, Hospital Regional de Santa Maria, Hospital da Região Leste, Hospital Regional de Taguatinga, Hospital Regional de Brazlândia, Hospital Regional de Samambaia, Hospital Regional da Ceilândia, Hospital de Base;
Cirurgia Oncológica: Hospital de Base e Hospital Regional de Taguatinga;
Cirurgia Pediátrica: Hospital da Criança, Hospital Materno Infantil de Brasília;
Cirurgia Plástica: Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional de Sobradinho, Hospital Regional de Taguatinga;
Cirurgia Torácica: Hospital Regional da Asa Norte e Hospital de Base;
Cirurgia Vascular: Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional de Sobradinho, Hospital Regional do Gama, Hospital Regional de Santa Maria, Hospital Regional de Taguatinga, Hospital de Base;
Oftalmologia: Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Materno Infantil de Brasília, Hospital Regional do Gama, Hospital da Região Leste, Hospital Regional de Taguatinga, Hospital Regional da Ceilândia, Hospital de Base;
Ortopedia: Hospital Regional de Planaltina, Hospital Regional de Sobradinho, Hospital Regional do Gama, Hospital Regional de Santa Maria, Hospital da Região Leste, Hospital Regional de Taguatinga, Hospital Regional da Ceilândia e Hospital de Base;
Otorrinolaringologia: Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional da Ceilândia, Hospital Regional do Gama, Hospital Materno Infantil de Brasília, Hospital Regional de Sobradinho, Hospital Regional de Taguatinga, Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria;
Coloproctologia: Hospital Regional de Sobradinho, Hospital Regional do Gama, Hospital Regional de Santa Maria, Hospital Regional de Taguatinga, Hospital Regional da Ceilândia, Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte e Hospital da Região Leste;
Urologia: Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional de Sobradinho, Hospital Regional do Gama, Hospital Regional de Santa Maria, Hospital da Região Leste, Hospital Regional de Taguatinga e Hospital de Base;
Neurocirurgia: Hospital de Base.
Requisitos de atendimento
Para a realização da cirurgia você precisa primeiro ser atendido em qualquer Unidade da Saúde da SES/DF: hospital, Unidade Básica de Saúde, policlínica ou outra. O profissional de saúde que o atender verificará a necessidade de realização da cirurgia e fara o encaminhamento bem como os esclarecimentos necessários.
Prestação de serviços
- A realização da cirurgia acontecerá após os seguintes passos:
- Atendimento em uma Unidade Básica de Saúde. Identificação ou suspeita de necessidade cirúrgica eletiva (não emergencial), encaminhamento (pedido de consulta) para especialidade necessária.
- Na consulta com o especialista e havendo indicação cirúrgica, serão solicitados exames pré-operatórios. Após retorno para entrega dos exames, a cirurgia é solicitada pelo médico da Secretária de Saúde, através de protocolo específico para a realização do procedimento.
- Lançamento do pedido cirúrgico (encaminhamento) nos sistemas de regulação da SES/DF pelo médico solicitante.
- Liberação pela Central de Regulação ou Gerência de Regulação da lista de pacientes e seus procedimentos de acordo com a disponibilidade de sala cirúrgica ofertada pelo hospital executante para o mês seguinte.
Observação: As cirurgias são agendadas conforme a prioridade estabelecida pelo médico solicitante e na ordem de lista de espera do sistema de regulação.
HOSPITAL REGIONAL DA ASA NORTE- HRAN
Saiba mais sobre outros serviços do Hran
Endereço: SMHN QUADRA 101 BLOCO A ÁREA ESPECIAL – BRASÍLIA-DF, CEP: 70.710-905, CNPJ: 00.394-700/0012-60
Acessibilidade: possui rampa de acesso nas calçadas, elevadores internos em todos os blocos que dão acesso a todos os andares;
Estacionamento: disponível 24h para usuários na frente e lateral do hospital. Na lateral oposta tem estacionamento disponível para servidores, isolado com alambrado e vagas preferenciais para idosos e deficientes. Diretores e gerentes possuem vaga cativa no estacionamento na garagem do subsolo.
Descrição: atendimento de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA nas seguintes especialidades -
- Cirurgia Geral
- Clínica Médica
- Odontologia
- Ginecologia e Obstetrícia
- Queimados
- Cirurgia Plástica
Com exceção da Unidade de Queimados, todas as outras especialidades encontram-se empenhadas exclusivamente para o enfrentamento da pandemia de COVID-19, atendendo preferencialmente pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19.
As especialidades de Oftalmologia e Pediatria que também contavam com atendimento de Urgência e Emergência neste Hospital foram temporariamente retiradas devido à reorganização deste Hospital e da Rede da SESDF durante o período da Pandemia de COVID-19.
Serviço Hospitalar de Emergência conta com atendimento 24h por demanda espontânea, para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios e suspeitos de Covid-19. A entrada acontece pelo Ambulatório e o paciente deve fazer a Guia de Atendimento de Página 9 Emergência – GAE nos guichês localizados na entrada, passar na classificação de risco e proceder para o atendimento Médico.
Horários de visitas e troca de acompanhantes:
Está suspensa a entrada de visitantes ou permanência de acompanhantes. Os casos excepcionais bem como análises de critérios serão averiguados individualmente pela Supervisão de Enfermagem do setor.
Observação: AS INFORMAÇÕES ACIMA SÃO VÁLIDAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID – 19).
Serviço de Atendimento em Terapia Intensiva
O Hran possui apenas UTI Adulto.
A Unidades de Terapia Intensiva são unidades do hospital com equipe especializada e suporte avançado para atendimento da população que necessite cuidados intensivos. É composta por equipe multiprofissional que compreende médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nos hospitais de ensino, graduandos, residentes e pós-graduandos. Seu acesso se dá por meio de avaliação médica e solicitação da vaga à Central de Regulação de Leitos Hospitalares em que se segue a ordem de prioridade clínica.
Saiba mais sobre os leitos de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal (SES-DF).
HOSPITAL MATERNO INFANTIL DE BRASÍLIA- HMIB
Saiba mais sobre outros serviços do Hmib
Endereço: AV L2 SUL QUADRA 608 MÓDULO A – Asa Sul – Brasília – DF. CEP: 70.203-900.
Acessibilidade: rampas de acesso e sinalização disponível nos acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: possui estacionamento para carros e motos.
Descrição: Atendimento de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA nas seguintes especialidades:
- Pediatria
- Cirurgia Pediátrica
- Emergência em Ginecologia
- Obstetrícia de Alto Risco
Horários de visitas e troca de acompanhante
Não são permitidas visitas nos leitos de emergência, tendo em vista que o prazo previsto de internação é de 24 horas. Visitas, somente no leito de enfermaria. Contudo, o paciente tem direito a um acompanhante durante sua internação nas emergências do hospital. O horário de troca de acompanhante é das 7h às 22h.
Serviço de Atendimento em Terapia Intensiva
O Hospital Materno Infantil de Brasília possui UTI Materna, UTI pediátrica e UTI Neonatal.
A Unidades de Terapia Intensiva são unidades do hospital com equipe especializada e suporte avançado para atendimento da população que necessite cuidados intensivos. É composta por equipe multiprofissional que compreende médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nos hospitais de ensino, graduandos, residentes e pós-graduandos. Seu acesso se dá por meio de avaliação médica e solicitação da vaga à Central de Regulação de Leitos Hospitalares em que se segue a ordem de prioridade clínica.
Saiba mais sobre os leitos de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal (SES-DF).
Ainda existem na rede SES de atendimento as unidades de Cuidados Intermediários Neonatais, que também contam com equipe multiprofissional de recém-nascidos que necessitem de cuidados intermediários e podem estar ligado ao não a uma UTI Neonatal. Seu acesso também se dá por avaliação médica e solicitação de vagas por meio do sistema SISLEITOS, mediado pelos núcleos de Internação locais.
O Hospital Materno Infantil de Brasília oferece Cuidados Intermediários Neonatais.
HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL (HBDF)
Saiba mais sobre outros serviços do HBDF
Endereço: SMHS - Área Especial - Quadra 101 - Brasília - DF | CEP: 70.335- 900
Acessibilidade: disponível em todos os acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: possui estacionamento para carros e motos.
Descrição: atendimento de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA nas seguintes especialidades -
- Trauma e Ortopedia
Horários de visitas e troca de acompanhante:
Serviço de Atendimento em Terapia Intensiva
Hospital de Base (administrado pelo IGESDF - Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal) possui UTI Adulto e UTI Pediátrica.
A Unidades de Terapia Intensiva são unidades do hospital com equipe especializada e suporte avançado para atendimento da população que necessite cuidados intensivos. É composta por equipe multiprofissional que compreende médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nos hospitais de ensino, graduandos, residentes e pós-graduandos. Seu acesso se dá por meio de avaliação médica e solicitação da vaga à Central de Regulação de Leitos Hospitalares em que se segue a ordem de prioridade clínica.
Saiba mais sobre os leitos de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal (SES-DF).
HOSPITAL REGIONAL DE BRAZLÂNDIA
Saiba mais sobre outros serviços do Hospital Regional de Brazlândia
Endereço: Área Especial 06 – Setor Tradicional – Brazlândia/DF – CEP: 73.740-793
Acessibilidade: existência de rampas em todas as entradas de acesso da Unidade Hospitalar e corredores internos. Presença de ponto de ônibus em frente ao Hospital.
Estacionamento: disponível 24h para usuários (carros, motos, bicicletas), vagas reservadas para idosos, gestantes e cadeirantes.
Descrição: atendimento de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA nas seguintes especialidades -
- Clínica Médica: Adulto e Pediátrico (Pacientes Sintomáticos Respiratórios / suspeito de contaminação por COVID-19 - entrada para atendimentos pelas Portarias do Pronto Socorro). Adulto e Pediátrico (Pacientes com necessidades de atendimento diferentes da anterior, outras patologias - Entrada para atendimentos pela Portaria Central);
- Cirurgia Geral (Entrada para atendimentos pela Portaria Central);
- Ginecologia e Obstetrícia (Entrada pelo Bloco Materno, atendimento interno em ambiência diferenciada de acordo com as informações da paciente e análise profissional);
Observação: AS INFORMAÇÕES ABAIXO SÃO VÁLIDAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)
Horários de Troca de Acompanhante
Considerando o Decreto Nº 40.475, de 28 de fevereiro de 2020 que declara situação de emergência no âmbito do Distrito Federal, em razão da pandemia do Novo Coronavírus 2019 (COVID-19) e o Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) do Distrito Federal, versão 04, de 16/03/2020, item 7 que traz restrições as visitas hospitalares.
O Hospital Regional de Brazlândia informa: liberada a permanência de apenas 01 (um) acompanhante para paciente, pediátrico, Portador de Necessidades Especiais (em qualquer idade) ou pacientes acima de 60 anos, com possibilidade de troca no período matutino das 7h às 9h e no período vespertino de 16h30 às 19h; Por medida de segurança, a fim de se evitar aglomerações e, tendo parte da entrada do Pronto Socorro se integrado à Entrada Principal e, para que se evite a possibilidade de contaminações no ambiente hospitalar por COVID-19, as visitações estão suspensas.
HOSPITAL REGIONAL DE CEILÂNDIA
Saiba mais sobre outros serviços do Hospital Regional de Ceilândia
Endereço: QNM 27- ÁREA ESPECIAL 01- CEILÂNDIA/DF-CEP: 72215-170.
Acessibilidade: existência de rampas em todas as entradas de acesso da Unidade Hospitalar. Presença de ponto de ônibus em frente ao Hospital.
Estacionamento: disponível 24h para usuários (carros, motos, bicicletas) vagas reservadas para idosos, gestantes e cadeirantes.
Descrição: atendimento de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA nas seguintes especialidades -
- Pediatria
- Clínica Médica
- Cirurgia Geral
- Ortopedia e Traumatologia
- Ginecologia e Obstetrícia
Observação: AS INFORMAÇÕES ABAIXO SÃO VÁLIDAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS 2019 (COVID – 19)
Horários de visitas e troca de acompanhantes
Considerando o decreto nº 40.475, de 28 de fevereiro de 2020 que declara situação de emergência no âmbito do Distrito Federal, em razão da pandemia do Novo Coronavírus 2019(COVID- 19) e o Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID -19) do Distrito Federal, versão 04, de 16/03/2020, item 07 que traz restrições as visitas hospitalares, informamos:
O Hospital Regional de Ceilândia informa os seguintes critérios/vedações para visitas hospitalares na unidade: está suspensa a entrada de visitantes ou permanência de acompanhantes que tenham menos de 13 anos de idade completos e acima de 60 anos de idade completos.
Acompanhantes no prédio anexo (COVID 19), apenas com autorização do Serviço Social, para:
- Pacientes idosos (acima de 60 anos);
- Pacientes portadores de necessidades especiais;
- Crianças (menores de 13 anos)
Pacientes com COVID-19, que se encontram nas enfermarias de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica, terão acompanhantes apenas com avaliação da enfermagem.
ACOMPANHANTES NA MATERNIDADE: Apenas o pai da criança, no horário de 07:00 às 09:00 e 17:00 às 19:00.
Horários de visita no Hospital Regional de Ceilândia:
- Pronto socorro adulto: das 14h às 15h (1 visita por dia)
- Sala Vermelha: das 14h às 15h (1 visita por dia)
- Pediatria: das 16h às 17h (1 visita por dia)
- Ortopedia: das 14h às 15h (1 visita por dia)
- Unidade de Neonatologia (UNEO); Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCIN) das 17h às 19h
- Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal Canguru (UCINCA): das 17h às 19h (só o pai)
- Ginecologia: das 15h às 16h (1 visita por dia)
- Clínica Cirúrgica: das 14h às 15h (1 visita por dia)
Por medida de segurança, a fim de se evitar aglomerações e, para que se evite a possibilidade de contaminações no ambiente hospitalar por COVID-19, as visitações estão suspensas nos seguintes setores:
- Pronto Socorro Pediatria
- Sala amarela
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
- Clínica Médica
- Clínica Cirúrgica
- Maternidade
- Box de Emergência
Serviço de Atendimento em Terapia Intensiva
O Hospital Regional de Ceilândia possui UTI Adulto e Neonatal.
A Unidades de Terapia Intensiva são unidades do hospital com equipe especializada e suporte avançado para atendimento da população que necessite cuidados intensivos. É composta por equipe multiprofissional que compreende médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nos hospitais de ensino, graduandos, residentes e pós-graduandos. Seu acesso se dá por meio de avaliação médica e solicitação da vaga à Central de Regulação de Leitos Hospitalares em que se segue a ordem de prioridade clínica.
Saiba mais sobre os leitos de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal (SES-DF).
Ainda existem na rede SES de atendimento as unidades de Cuidados Intermediários Neonatais, que também contam com equipe multiprofissional de recém-nascidos que necessitem de cuidados intermediários e podem estar ligado ao não a uma UTI Neonatal. Seu acesso também se dá por avaliação médica e solicitação de vagas por meio do sistema SISLEITOS, mediado pelos núcleos de Internação locais.
O Hospital Regional de Ceilândia oferece Cuidados Intermediários Neonatais.
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE CEILÂNDIA
Saiba mais sobre outros serviços da UPA de Ceilândia
Endereço: QNN 27, Área Especial D – Ceilândia Norte CEP: 72.225-270
Acessibilidade: a unidade possui rampa de acesso na entrada
Estacionamento: possui estacionamento para carros, motos e bicicletas
Descrição: atendimento de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA nas seguintes especialidades
- Clínica Médica Odontologia (apenas emergência no período noturno)
HOSPITAL REGIONAL DO GAMA
Saiba mais sobre outros serviços do Hospital Regional do Gama
Endereço: Área Especial nº 1 – Setor Central, DF. CEP: 72405-901
Acessibilidade: rampas de acesso e sinalização disponível nos acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: para carros, motos e bicicletas na área externa da unidade hospitalar. O HRG possui dois estacionamentos internos com vagas para portadores de necessidades especiais e idosos com as devidas sinalizações.
Descrição: atendimento de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA nas seguintes especialidades -
- Clínica Médica
- Clínica Cirúrgica
- Ginecologia e Obstetrícia
- Ortopedia
- Cardiologia
- Odontologia
Horários de visitas:
- Pronto Socorro Adulto e Pronto Socorro de Cirurgia e Ortopedia: De segunda a domingo, das 15h às 17h (dois visitantes por dia).
- Maternidade, Retaguarda do Centro Obstétrico e Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN): De segunda a domingo, das 14h às 17h.
- Na UCIN e Leitos de Retaguarda o limite é de dois visitantes por dia, contando com o pai se este estiver no horário de visitas.
- UTI ALA 1: Visita todos os dias da semana no horário das 15h às 16h. Permitido quatro visitantes.
- UTI ALA 2: Visita todos os dias da semana no horário das 16h às 17h.Permitido quatro visitantes.
Horário da troca de acompanhantes:
- Pronto Socorro Adulto e Pronto Socorro de Cirurgia e Ortopedia, Maternidade, Ginecologia, Clínica Cirúrgica, Clínica Ortopédica, Clínica Médica, Cardiologia e Tisiopneumologia: Manhã: das 6h às 9h e das 11h às 12h; Tarde: das 17h às 21h
- Centro Obstétrico: Manhã – das 6h às 9h; Tarde: das 12h às 14h e das 18h às 21h
Observação: A unidade de saúde não permitido acesso de visitantes com idade abaixo de 12 anos.
Serviço de Atendimento em Terapia Intensiva
O Hospital Regional do Gama possui UTI Adulto.
A Unidades de Terapia Intensiva são unidades do hospital com equipe especializada e suporte avançado para atendimento da população que necessite cuidados intensivos. É composta por equipe multiprofissional que compreende médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nos hospitais de ensino, graduandos, residentes e pós-graduandos. Seu acesso se dá por meio de avaliação médica e solicitação da vaga à Central de Regulação de Leitos Hospitalares em que se segue a ordem de prioridade clínica.
Saiba mais sobre os leitos de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal (SES-DF).
HOSPITAL REGIONAL DO GUARÁ
Endereço: QI 06 Área Especial C - Guará I.
Acessibilidade: rampas de acesso e sinalização disponível nos acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: possui estacionamento para carros, motos e bicicletas.
Descrição - atendimento de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA nas seguintes especialidades:
- Clínica Médica
- Pediatria
Observações: tendo em vista o contexto atual de pandemia por COVID-19, e visando maior controle epidemiológico, considerar em caráter temporário:
Horários de visitas:
- Pronto Socorro: das 15h às 16h, sendo permitido a entrada de apenas um (01) visitante por 30 minutos, preferencialmente sem doenças prévias, menores de 65 anos e maiores de 18 anos.
- Internação da Clínica Médica: das 15h às 16h, sendo permitido a entrada de apenas um (01) visitante por 30 minutos, preferencialmente sem doenças prévias, menores de 65 anos e maiores de 18 anos. Observação: permitida a permanência de acompanhantes em período integral exclusivamente para os casos previstos em lei.
- Sala de Estabilização (Sala Vermelha e Sala Amarela): visitas suspensas durante a pandemia, os boletins diários estão sendo repassados por contato médico via telefone.
- Ala COORTE COVID: visitas suspensas durante a pandemia, os boletins diários estão sendo repassados por contato médico via telefone.
Troca de acompanhantes:
- Manhã: das 7h às 9h
- Tarde: das 12h às 14h
- Noite: das 19h às 21h
Observação quanto ao traje: aos visitantes e Acompanhantes não é permitido o acesso ao hospital sem camisa, short, bermudas curtas, saias curtas, camiseta regata, roupas transparentes, trajes de banhos e chinelos de dedo.
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DO NÚCLEO BANDEIRANTE – UPA/NB
Saiba mais sobre outros serviços da UPA/NB
Endereço: DF 075 km 180 Placa das Mercedes, CEP: 71732010 Brasília/ DF
Acessibilidade: rampas de acesso e sinalização disponível nos acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: possui estacionamento externo para carros.
Descrição - atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades:
- Clínica médica
- Odontologia
Horário de visitas e troca de acompanhantes:
- Nas alas de observação adulto e box de emergência, caso a condição clínica do paciente permita, ele poderá receber visita das 10h30 às 11h30 e das 15h às 16h
HOSPITAL DA REGIÃO LESTE
Saiba mais sobre outros serviços do Hospital da Região Leste
Endereço: Área especial hospitalar, quadra 2, conj. K, lote 1, CEP 71570-050 Paranoá- DF
Telefone: (61) 2017-1550.
Linhas de ônibus partindo da área central DF (rodoviária):
- Linha: 0.101; Paranoá/ W3 Norte (Rodoviária Plano Piloto)
- Linha: 100.3; Paranoá / W3 Sul (Rodoviária do Plano Piloto)
- Linha: 0.761; Paranoá / Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)
- Linha: 0.765; Paranoá (Condomínio Del Lago) / W3 Sul (Rodoviária do Plano Piloto)
Acessibilidade: disponível em todos os acessos da unidade de saúde. Possui estacionamento para carros, motos e bicicletas na área externa da unidade hospitalar. O HRL possui estacionamento interno com vagas para portadores de necessidades especiais e idosos com as devidas sinalizações
Horário de Atendimento:
- Pronto Socorro: atendimento 24 horas.
- Serviços Ambulatoriais: Manhã: das 7h às 12 h/ Tarde: das 13h às 18h.
- Serviços Administrativos: das 7h às 12h e das 13h às 18h (de segunda a sexta-feira, exceto feriados). Alguns setores funcionam a partir das 13h.
Prioridades de atendimento: conforme Classificação de Riscos.
Descrição:
- Atendimentos de Urgência e Emergência em Clínica Médica
- Atendimentos de Urgência e Emergência em Trauma (Ortopedia e Cirurgia Geral)
- Atendimentos de Urgência e Emergência em Pediatria
- Atendimentos de Urgência e Emergência em Ginecologia e Obstetrícia Atendimentos de Urgência e Emergência em Obstetrícia em Clínica Cirúrgica.
Requisitos: comparecimento às Unidades de Pronto Socorro do hospital, entrada pelo SAMU/BOMBEIROS ou referenciados; O atendimento no Pronto Socorro da Pediatria é feito para crianças de 0 dias até 13 anos, 11 meses e 29 dias.
Formas de prestação do serviço: abrir a GAE no NUREM e, após ser acolhido pela classificação de risco, seguindo protocolo institucional e será direcionado da seguinte forma: VERMELHO – Encaminhar para SALA VERMELHA (BOX); LARANJA – Encaminhar para sala de espera até atendimento médico; AMARELO – Encaminhar para sala de espera até atendimento médico; VERDE – Redirecionado para a Unidade de Saúde de referência. AZUL – Realizar atendimento na Unidade de Saúde de referência.
Documentos Necessários: documento de identidade válido, com fotografia. Menores acompanhados por responsáveis legais.
Horários de visitas e troca de acompanhante:
- Horário de visita nos Prontos Socorro Adulto e Infantil, sendo 1 visitante/dia. Box: 14h às 14:30h PS: 16h às 16:30h
- Troca de acompanhantes: 7h às 10h- 1 troca/ 12h às 15h- 1 troca/ 19h às 20h- 1 troca. O horário de visita pode apresentar restrições tendo em vista a Pandemia-Covid 19.
- Horário de troca de acompanhante no Centro Obstétrico: 08h e 20h (CO não tem visita, somente boletins informativos para um familiar às 6h30, 11h, 16h e 20h).
Telefones: 2017-1550 / VOIP: 1594/1595
Serviço de Atendimento em Terapia Intensiva
O Hospital da Região Leste possui UTI Adulto.
A Unidades de Terapia Intensiva são unidades do hospital com equipe especializada e suporte avançado para atendimento da população que necessite cuidados intensivos. É composta por equipe multiprofissional que compreende médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nos hospitais de ensino, graduandos, residentes e pós-graduandos. Seu acesso se dá por meio de avaliação médica e solicitação da vaga à Central de Regulação de Leitos Hospitalares em que se segue a ordem de prioridade clínica.
Saiba mais sobre os leitos de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal (SES-DF).
Ainda existem na rede SES de atendimento as unidades de Cuidados Intermediários Neonatais, que também contam com equipe multiprofissional de recém-nascidos que necessitem de cuidados intermediários e podem estar ligado ao não a uma UTI Neonatal. Seu acesso também se dá por avaliação médica e solicitação de vagas por meio do sistema SISLEITOS, mediado pelos núcleos de Internação locais.
O Hospital da Região Leste oferece Cuidados Intermediários Neonatais.
HOSPITAL REGIONAL DE PLANALTINA
Saiba mais sobre outros serviços do Hospital da Regional de Planaltina
Endereço: Av. WL4 – Área Especial – Setor Hospitalar Planaltina-DF. CEP: 73310- 000.
Acessibilidade: existência de rampas em todas as entradas de acesso da Unidade Hospitalar e corredores internos. Presença de ponto de ônibus em frente ao Hospital.
Estacionamento: disponível 24h para usuários (carros, motos, bicicletas), privativos para servidores e vagas reservadas para idosos, gestantes e cadeirantes.
Descrição: atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades:
- Clínica Médica
- Clínica Cirúrgica
- Ortopedia
- Pediatria
- Ginecologia e Obstetrícia
Horários de visitas e troca de acompanhante:
- Visitas Internação das Clínicas Médica, Cirúrgica e Ortopédica: das 14h às 15h, 03 (três) visitantes por paciente (entra um por vez); Maternidade: das 15h às 16h, 03 (três) visitantes por paciente (entra um por vez) – Obs.: para os pais dos recém-nascidos, não há horário pré-determinado;
- Pronto-Socorro Adulto e Pediátrico: das 16h às 17h, 3 (três) visitantes por paciente (um por vez);
- Neonatologia: das 16h30 às 17h e das 20h às 20h30, 2 (dois) visitantes por paciente em cada horário (entra um por vez) – Obs.: para os pais de bebês internados na Neonatologia, não há horário pré-determinado.
Troca de acompanhantes:
- Manhã: das 07h às 09h;
- Tarde: das 12h às 14h
- Noite: das 18h às 20h
Observação quanto ao traje: não é permitido o acesso ao hospital sem camisa.
Serviço de Atendimento em Terapia Intensiva
Ainda existem na rede SES de atendimento as unidades de Cuidados Intermediários Neonatais, que também contam com equipe multiprofissional de recém-nascidos que necessitem de cuidados intermediários e podem estar ligado ao não a uma UTI Neonatal. Seu acesso também se dá por avaliação médica e solicitação de vagas por meio do sistema SISLEITOS, mediado pelos núcleos de Internação locais.
O Hospital Regional de Planaltina oferece Cuidados Intermediários Neonatais.
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DO RECANTO DAS EMAS – UPA REC
Saiba mais sobre outros serviços da UPA REC
Endereço: quadra 400/600, Área especial – Recanto das Emas - CEP: 72.625-000
Acessibilidade: rampas de acesso e sinalização disponível nos acessos da unidade de saúde
Estacionamento: possui estacionamento externo para carros.
Descrição - atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades:
- Clínica Médica
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE SÃO SEBASTIÃO
Saiba mais sobre outros serviços da UPA de São Sebastião
Endereço: QD 102 conj. 1 LT 1, Residencial Oeste, São Sebastião.
Acessibilidade: rampas de acesso e sinalização disponível nos acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: possui estacionamento externo para carros.
Descrição - atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades:
- Clínica Médica
HOSPITAL REGIONAL DE SAMAMBAIA
Saiba mais sobre outros serviços do Hospital Regional de Samambaia
Endereço: QS 614 CJ C LOTES 1/2. Samambaia Norte CEP: 72.322-583
Telefone: (61) 2017- 2200
Acessibilidade: existência de rampas nas entradas da unidade hospitalar. O prédio principal possui elevadores e escadas que dão acesso a todos os andares. No prédio anexo o acesso é somente por meio de escadas. Presença de ponto de ônibus próximo ao hospital.
Estacionamento: existência de estacionamento na área externa da unidade hospitalar para os usuários e interno para os servidores e veículos oficiais.
Descrição - atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades:
- Clínica Médica
- Ginecologia e Obstetrícia (centro obstétrico e maternidade)
Horários de visitas e troca de acompanhante:
Considerando o Decreto Nº 40.475, de 28 de fevereiro de 2020 que declara situação de emergência no âmbito do Distrito Federal, em razão da pandemia do Novo Coronavírus 2019 (COVID-19) e o Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID- 19) do Distrito Federal, versão 04, de 16/03/2020, item 7 que traz restrições as visitas hospitalares.
Para Pacientes da Internação da Clínica Médica: a unidade possui 25 leitos oficiais e está como referência para pacientes acometidos pela COVID-19.
Acompanhante: sim, com a permanência de apenas 1 (um) acompanhante para paciente menor de 18 anos, maior de 60 anos, portador de necessidade especial e dependente para o autocuidado.
Visitante: não. O hospital entrará em contato por telefone com a família do paciente para informar o boletim médico.
Observação 1: caso haja acompanhante, a troca do acompanhante ocorrerá:
- das 7h às 9h
- das 12h às 14h
- das 18h às 20h
Observação 2: nos locais onde o visitante não está autorizado, poderá ocorrer a troca do acompanhante pelo visitante no horário da visita.
Observação 3: está proibido acompanhante ao paciente internado confirmado com COVID-19, com exceção das situações previstas por lei, idosos a partir de 60 anos, menores de 18 anos, gestantes em período pré e pós-parto e pessoas portadoras de necessidades especiais (Conforme Memorando Nº 40 da GRSS/DIVISA/SVS/SES).
Observação 4: são proibidas visitas aos pacientes diagnosticados com COVID-19 nas Unidades de Internação e de Terapia Intensiva do Distrito Federal (Conforme o Plano de Página 22 Contingência do Distrito Federal para Infecção Humana pelo novo Coronavírus/COVID-19 - Versão 5).
Para Pacientes da Internação da Maternidade: a unidade possui 50 leitos oficiais.
Acompanhante: sim.
Visitante: sim, para paciente que não possui acompanhante, 1 (um) visitante por paciente, no período de 1 hora. / não, para paciente que possui acompanhante.
Horário de visita: das 14h às 15h
Observação 1: caso haja acompanhante, a troca do acompanhante ocorrerá
- 7h às 9h
- 12h às 14h
- 18h às 20h
Observação 2: nos locais onde o visitante não está autorizado, poderá ocorrer a troca do acompanhante pelo visitante no horário da visita.
Para Pacientes do Centro Obstétrico: sala de espera -
Acompanhante: sim, para a permanência de apenas 1 (um) acompanhante para paciente menor de 18 anos. Caso haja necessidade de acompanhante para maiores de 18 anos, o médico ou enfermeiro poderão autorizar.
Visitante: não se aplica.
Enfermaria Anexa ao Centro Obstétrico: 1(um) leito oficial de procedimento para gestante/puérpera e 1 (um) leito oficial para o recém-nascido.
Acompanhante: sim.
Visitante: não se aplica.
Sala de Observação 1: 5 leitos oficiais e 2 leitos extras de procedimentos para gestantes/puérperas.
Acompanhante: sim, para a permanência de apenas 1 (um) acompanhante para paciente menor de 18 anos. Caso haja necessidade de acompanhante para maiores de 18 anos, o médico ou enfermeiro poderão autorizar.
Sala de Observação 2: 8 leitos extras de procedimentos para gestantes/puérperas.
Acompanhante: sim, para a permanência de apenas 1 (um) acompanhante para paciente menor de 18 anos. Caso haja necessidade de acompanhante para maiores de 18 anos, o médico ou enfermeiro poderão autorizar.
Visitante: não se aplica.
Sala de Cesárea: 1(um) leito de procedimento oficial para gestantes/puérperas.
Acompanhante: sim.
Visitante: não se aplica.
PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto): 6 (seis) leitos oficiais de procedimentos para gestantes/puérperas.
Acompanhante: sim.
Visitante: não se aplica
Observação: AS INFORMAÇÕES ACIMA SÃO VÁLIDAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS 2019 (COVID – 19)
Serviço de Atendimento em Terapia Intensiva
O Hospital Regional de Samambaia possui UTI Adulto.
A Unidades de Terapia Intensiva são unidades do hospital com equipe especializada e suporte avançado para atendimento da população que necessite cuidados intensivos. É composta por equipe multiprofissional que compreende médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nos hospitais de ensino, graduandos, residentes e pós-graduandos. Seu acesso se dá por meio de avaliação médica e solicitação da vaga à Central de Regulação de Leitos Hospitalares em que se segue a ordem de prioridade clínica.
Saiba mais sobre os leitos de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal (SES-DF).
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE SAMAMBAIA
Saiba mais sobre outros serviços da UPA de Samamabaia
Endereço: QS 107 Conjunto 04 Área especial 01 – CEP: 72301-524
Acessibilidade: rampas de acesso e sinalização disponível nos acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: possui estacionamento para servidores e um auxiliar para usuários em frente ao prédio.
Descrição: atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades -
- Clínica Médica
HOSPITAL REGIONAL DE SANTA MARIA
Saiba mais sobre outros serviços do Hospital Regional de Santa Maria
Endereço: Quadra AC 102, conj. A, B, C e D, s/nº – Santa Maria/DF – CEP: 72.502-100
Acessibilidade: rampas de acesso e sinalização disponível nos acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: possui estacionamento para carros e motos.
Descrição: atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades -
- Clínica Médica
- Clínica Cirúrgica
- Ginecologia e Obstetrícia
- Pediatria
- Ortopedia
Horários de visitas e troca de acompanhante
- Maternidade: das 14h às 15h
- UTI 1, UTI Pediátrica, Pediatria, Clínicas Médica e Cirúrgica: das 15h às 16h
Obs: as visitas para as Clínicas Médica e Cirúrgica ocorrem apenas às segundas, quartas, sábados e domingos - Ortopedia, UCIN, UTI2 e UTI3: das 16h às 17h
Obs: as visitas para a Ortopedia ocorrem apenas às terças, quintas, sábados e domingos das 17h às 18h: UTI NEO
Serviço de Atendimento em Terapia Intensiva
O Hospital Regional de Santa Maria possui UTI Adulto e UTI Neonatal.
A Unidades de Terapia Intensiva são unidades do hospital com equipe especializada e suporte avançado para atendimento da população que necessite cuidados intensivos. É composta por equipe multiprofissional que compreende médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nos hospitais de ensino, graduandos, residentes e pós-graduandos. Seu acesso se dá por meio de avaliação médica e solicitação da vaga à Central de Regulação de Leitos Hospitalares em que se segue a ordem de prioridade clínica.
Saiba mais sobre os leitos de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal (SES-DF).
HOSPITAL REGIONAL DE SOBRADINHO
Saiba mais sobre outros serviços do Hospital Regional de Sobradinho
Endereço: Q 12 CJ B LT 38 Sobradinho –DF. CEP: 73010-120.
Acessibilidade: existência de rampas em todas as entradas de acesso da Unidade Hospitalar e corredores internos. Presença de ponto de ônibus em frente ao Hospital.
Estacionamento: disponível 24h para usuários (carros, motos, bicicletas), privativos para servidores e vagas reservadas para idosos, gestantes e cadeirantes.
Descrição: atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades
- Pediatria e Neonatologia
- Clínica Médica – Adulto (2 Alas – uma para pacientes com suspeita de Covid19 e outra para pacientes não suspeita e/ou com outras patologias) Cirurgia Geral
- Traumatologia e Ortopedia
- Ginecologia e Obstetrícia
Observação: AS INFORMAÇÕES ABAIXO SÃO VÁLIDAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)
Horários de visitas e troca de acompanhante
Considerando o Decreto Nº 40.475, de 28 de fevereiro de 2020 que declara situação de emergência no âmbito do Distrito Federal, em razão da pandemia do Novo Coronavírus 2019 (COVID-19) e o Plano de Contingência para Epidemia da Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) do Distrito Federal, versão 04, de 16/03/2020, item 7 que traz restrições as visitas hospitalares.
O Hospital Regional de Sobradinho informa os seguintes critérios/vedações para visitas hospitalares na unidade:
- Liberada a permanência de apenas 1 (um) acompanhante por paciente;
- Permitida a entrada de 1 (um) visitante no dia, para cada paciente;
- Está suspensa a entrada de visitantes ou permanência de acompanhantes que tenham menos de 13 anos completos de idade e acima de 60 anos completos de idade;
- Proibida as visitas para pessoas com doenças crônicas;
- A maternidade está com o horário de visita reduzido e o acompanhante deverá sair temporariamente para entrada da visita. O intuito é o de se evitar aglomeração;
HORÁRIOS DE VISITA NO HOSPITAL REGIONAL DE SOBRADINHO
- Pronto Socorro da Pediatria: das 16h às 17h
- Pronto Socorro Adulto: das 15h às 16h
- Sala Vermelha: das 16h às 17h
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI): das 17h às 18h
- Pediatria: das 14h às 15h Clínica Médica: das 16h às 17h
- Clinica Cirúrgica: das 15h às 16h
- Maternidade: das13h30 às 14h30
- Unidade de Neonatologia (UNEO); Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(UTIN); Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCIN): das 15h às 15h30 Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal Canguru (UCINCA): das 14h às 14h30
Observação Ginecologia: 14h30 às 15h30 - Box de Emergência: das 16h às 17h
Serviço de Atendimento em Terapia Intensiva
O Hospital Regional de Sobradinho possui UTI Adulto e UTI Neonatal.
A Unidades de Terapia Intensiva são unidades do hospital com equipe especializada e suporte avançado para atendimento da população que necessite cuidados intensivos. É composta por equipe multiprofissional que compreende médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nos hospitais de ensino, graduandos, residentes e pós-graduandos. Seu acesso se dá por meio de avaliação médica e solicitação da vaga à Central de Regulação de Leitos Hospitalares em que se segue a ordem de prioridade clínica.
Saiba mais sobre os leitos de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal (SES-DF).
Ainda existem na rede SES de atendimento as unidades de Cuidados Intermediários Neonatais, que também contam com equipe multiprofissional de recém-nascidos que necessitem de cuidados intermediários e podem estar ligado ao não a uma UTI Neonatal. Seu acesso também se dá por avaliação médica e solicitação de vagas por meio do sistema SISLEITOS, mediado pelos núcleos de Internação locais.
O Hospital Regional de Sobradinho oferece Cuidados Intermediários Neonatais.
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA SOBRADINHO II
Saiba mais sobre outros serviços da UPA Sobradinho II
Endereço: DF 420 Km 03, ao lado da Clínica da Família – Sobradinho II.
E-mail: upa.sob@saude.df.gov.br
Acessibilidade: a unidade possui rampa de acesso na entrada
Estacionamento: possui estacionamento para carros, motos e bicicletas
Descrição: atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades -
- Clínica Médica
- Odontologia
Horários de visitas e troca de acompanhante
- Horário de Visita nas internações das Clínicas: Não há internação nesta Unidade de Pronto Atendimento
- Horário de Visita nas salas vermelha e amarela: todos os dias das 16h às 17h
- Troca de acompanhantes: não há horário definido devendo ser pactuado com equipe de enfermagem.
HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA
Endereço: Setor C Norte, Área Especial 24, Taguatinga Norte-DF.
Acessibilidade: rampas de acesso e sinalização disponível nos acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: possui estacionamento para carros e motos.
Descrição - atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades:
- Cardiologia
- Clínica Médica
- Clínica Cirúrgica
- Ginecologia / Obstetrícia
- Oftalmologia Ortopedia Pediatria
- Trauma
Horários de visitas e troca de acompanhante
Nas internações, exceto UTIs e Maternidade: das 14h às 16h.
- 1.º andar: Cardiologia;
- 2.º andar: Clínica Médica e Pediatria;
- 3.º andar: Ginecologia;
- 4.º andar: Clínica Cirúrgica e Ortopedia.
- UTI Adulto: das 11h às 11h30 e das 15 às 16h.
- UTI Pediátrica: das 15h às 17h.
Horário de visita na Maternidade, UCIN (Unidade de Cuidados Intensivos), UCINCO (Canguru) e UTI Neonatal, 3.º andar:
- Avós: das 10h às 11h e das 14h às 15h.
- Demais familiares: das 16h às 17h
Observação: para pais de recém-nascidos não há horário pré-determinado.
Horário de visita no Pronto Socorro:
- Ala Amarela: das 16h às 17h.
- Ala Vermelha: das 16h às 17h
Observação: na ala vermelha somente é permitido 2 visitantes por dia.
Troca de acompanhantes:
- Manhã: das 7h às 8h
- Tarde: das 12h às 13h
- Noite: das 19h às 20h
Observação: a GAOESP (Gerência de Apoio Operacional) e o DA (Diretor Administrativo) poderão analisar casos especiais de acordo com a necessidade apresentada.
Serviço de Atendimento em Terapia Intensiva
O Hospital Regional de Taguatinga possui UTI Adulto, UTI Pediátrica e Neonatal.
A Unidades de Terapia Intensiva são unidades do hospital com equipe especializada e suporte avançado para atendimento da população que necessite cuidados intensivos. É composta por equipe multiprofissional que compreende médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nos hospitais de ensino, graduandos, residentes e pós-graduandos. Seu acesso se dá por meio de avaliação médica e solicitação da vaga à Central de Regulação de Leitos Hospitalares em que se segue a ordem de prioridade clínica.
Saiba mais sobre os leitos de UTI na rede pública de saúde do Distrito Federal (SES-DF).
Ainda existem na rede SES de atendimento as unidades de Cuidados Intermediários Neonatais, que também contam com equipe multiprofissional de recém-nascidos que necessitem de cuidados intermediários e podem estar ligado ao não a uma UTI Neonatal. Seu acesso também se dá por avaliação médica e solicitação de vagas por meio do sistema SISLEITOS, mediado pelos núcleos de Internação locais.
O Hospital Regional de Taguatinga oferece Cuidados Intermediários Neonatais.
HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO
Saiba mais sobre outros serviços do Hospital São Vicente de Paulo
Endereço: QSC 01, Área Especial, Setor C Sul, Taguatinga Sul
Telefone: 2017-1093 RAMAL: 3623; 3622; 3619; 3658.
Acessibilidade: rampas de acesso e sinalização disponível em todos os acessos da unidade de saúde.
Estacionamento: possui estacionamento para carros, motos e bicicletas.
Descrição: atendimento de urgência e emergência nas seguintes especialidades -
- Psiquiatria
Horários de visitas
- Pacientes internados no Pronto Socorro e Alas de Internação: diariamente de 15:30hs às 16:30hs.
- Sala de Visitas: fornece informações sobre o estado dos pacientes e possui o intuito de humanizar o atendimento aos familiares e pacientes. Funciona das 7h às 19h de segunda-feira a sábado.
Observação: A visita aos pacientes por meio da sala de visita ocorre das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 obedecendo aos seguintes critérios:
1. Manhã: atende a todos os visitantes
2. Tarde: atende preferencialmente as gestantes, idosos e crianças acompanhadas por seus responsáveis.