Vacinação contra raiva

A campanha anual de vacinação contra raiva em cães e gatos é uma das bases do programa de vigilância da raiva recomendado pelo Ministério da Saúde. Iniciadas com a criação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), em 1973, essas campanhas imunizam, a curto prazo, a maioria dos animais.

Veja aqui mais informações sobre a raiva. 


Prevenção à raiva:
- Evite mexer ou tocar em cães e gatos desconhecidos, sem donos, principalmente quando eles estiverem se alimentando, com cria ou dormindo;
- Nunca toque em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou em situações não habituais;
- Comunique à vigilância ambiental, ao encontrar animais sob suspeita de raiva ou mortos para recolhimento e análise;
- Em caso de agressão não matar o animal, procure imediatamente uma unidade de saúde;
­- Vacine seus cães e gatos anualmente contra a raiva. A vacinação de cães e gatos é ofertada, durante o ano todo, nos postos localizados nas Inspetorias de Saúde de Brazlândia, Gama, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas, Paranoá, São Sebastião e na Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival/ zoonoses).


Confira aqui os pontos de vacinação antirrábica.

É dever do proprietário cuidar e guardar seus animais. Se houver desejo de passear com os cães e gatos nas vias públicas, é necessário uso de coleira, uma guia, evitando aborrecimentos para o dono e para os demais transeuntes.


Requisitos para vacinação:
Animal saudável maior que três meses;
Levar o animal ao posto fixo;
Tutor ser maior de idade;
Levar documento de identidade.