Saúde debate diagnóstico e monitoramento de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Notícias

Voltar Saúde debate diagnóstico e monitoramento de Infecções Sexualmente Transmissíveis

14/03/2025 às 15h22

Saúde debate diagnóstico e monitoramento de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Capacitação teórica e prática qualifica 40 servidores para atuar como facilitadores de testagem rápida no DF

Ingrid Soares, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participaram, nesta quinta-feira (13), de uma oficina sobre diagnóstico e monitoramento do vírus da imunodeficiência humana (HIV), hepatites virais, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O evento foi promovido pela Gerência de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Gevist), em parceria com o Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e IST (Dathi) do Ministério da Saúde (MS), e reuniu mais de 200 profissionais de diferentes áreas da rede pública. Durante a semana, a Escola de Saúde Pública do DF (ESP-DF) também sediou uma capacitação teórica e prática para 40 servidores, que atuarão como facilitadores de testagem rápida no Distrito Federal.
 

Profissionais da SES-DF participaram da oficina sobre diagnóstico e monitoramento de infecção pelo HIV, das hepatites virais, da Sífilis e de outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Foto: Sandro Araújo, da Agência Saúde-DF.

Pioneirismo no DF

Em janeiro, o DF se tornou pioneiro ao instituir, por meio da Portaria Nº 35/2024, a função de facilitadores de testagem rápida para IST. Esses profissionais, após treinamento teórico e prático, serão responsáveis por expandir a oferta de exames de HIV e outras infecções, garantindo segurança e qualidade no diagnóstico.

O enfermeiro Erick Gusmão, da UBS 11 de Samambaia, um dos facilitadores formados no curso, destacou a importância da iniciativa. “Já estamos planejando os próximos passos para capacitar mais equipes. Com mais profissionais treinados, quem ganha é a população”, afirmou.

Testagem rápida

Em 2024, a SES-DF realizou quase 85 mil testes rápidos para sífilis e 84,3 mil para HIV. Além disso, foram feitos cerca de 64 mil testes para hepatite B e 70 mil para hepatite C.

Durante a semana, foi realizada a capacitação teórica e prática para 40 servidores da SES. Ação ocorreu no laboratório de análises clínicas da Escola de Saúde Pública (Fepecs). Foto: Divulgação.

A gerente da Gevist, Beatriz Luz, enfatizou a importância da testagem rápida para diagnóstico ágil e intervenções precoces, reduzindo a transmissão e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

“Para garantir a eficácia desse processo, a capacitação dos profissionais é essencial. O treinamento prático assegura que os testes sigam todas as etapas corretamente: pré-analítica, analítica e pós-analítica”, explicou.

Já a referência técnica distrital (RTD) da Rede de Testagem Rápida da SES-DF, Daniela Magalhães, uma das facilitadoras da oficina, reforçou o compromisso com as boas práticas, como treinamento contínuo, monitoramento de qualidade e rastreabilidade de indicadores.

“A SES-DF possui um compromisso com as boas práticas em testagem rápida. O facilitador tem esse papel de oportunizar capacitações regionalizadas, que qualifiquem o método nas localidades”, disse.

O líder da equipe de Diagnóstico do Dathi/MS, Alisson Bigolin, destacou que a capacitação busca formar multiplicadores nos territórios, ampliando a disseminação das diretrizes nacionais para diagnóstico e monitoramento laboratorial das IST.
 

“Temos manuais e notas técnicas, mas precisamos que essas informações cheguem aos serviços de saúde", concluiu o líder da equipe de Diagnóstico do Dathi/MS, Alisson Bigolin. Foto: Sandro Araújo, da Agência Saúde-DF.

“Temos manuais e notas técnicas, mas precisamos que essas informações cheguem aos serviços de saúde. Os facilitadores terão um papel fundamental para difundir esse conhecimento na rede”, concluiu.

Campanhas

Sua Saúde

Galeria de fotos

Veja todas as fotos

Publicador de Conteúdos e Mídias

CARREGANDO INFORMAÇÕES DO SLIDE...

Aplicações Aninhadas

Acesso à Informação

Acesso à informações produzidas e armazenadas pela Secretaria.

Acesse

[Acesso Rápido] Ouvidoria

Envie sugestões, críticas, denúncias e elogios à Secretaria

Acesse

Busca de processos - SICOP

Busca de processos - SICOP

Card lista de links


 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Diário Oficial

Ícone

Ou selecione uma data

Maio
2025
Do Se Te Qu Qu Se Sa