Vigilância Sanitária em Saúde

Vigilância Sanitária em Saúde

Gerência de Risco em Serviços de Saúde – GRSS – DIVISA

Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) / Gerência de Risco em Serviços de Saúde – GRSS

Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS) foi criada em novembro de 2014, na estrutura da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS). A unidade realiza a fiscalização e o monitoramento dos serviços de saúde quanto ao cumprimento legal dos requisitos necessários para a promoção da segurança do paciente e a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
Hoje, os sistemas e organizações de saúde buscam alternativas e soluções para melhorar a qualidade e a segurança do paciente.
No Brasil, a ANVISA, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) trabalham para que o cidadão receba cuidados em saúde de forma segura em todos os pontos da atenção à saúde.
No Distrito Federal, a GRSS assessora a DIVISA e a SVS na execução de ações de prevenção e monitoramento de eventos adversos infecciosos e não infecciosos em serviços de saúde, visando à melhoria da qualidade assistencial, a prevenção de infecções hospitalares e a promoção da segurança dos pacientes do DF.

Para o alcance do objetivo principal, destacam-se as seguintes ações:

  • Fiscalização Sanitária: fiscalizar os serviços de saúde prioritários para o funcionamento dos núcleos de segurança do paciente e dos serviços de controle de IRAS, bem como apurar denúncias envolvendo eventos adversos infecciosos e não infecciosos e surtos de infecção hospitalar;
  • Monitoramento: realizar o monitoramento dos sistemas de notificação, a análise dos dados relativos à segurança do paciente e controle de IRAS, o gerenciamento das informações para tomada de decisão e a divulgação de resultados relativos a: IRAS, eventos adversos relacionados à assistência à saúde, farmacovigilância, hemovigilância, biovigilância e tecnovigilância;
  • Educação Sanitária: promover ações de educação sanitária ao setor regulado e à população no tema de segurança do paciente e prevenção de IRAS;
  • Normativas e diretrizes: estabelecer normas e diretrizes complementares em segurança do paciente e prevenção de IRAS para serviços de saúde do DF.

Por que segurança do paciente? 
Estudos realizados em diversos países demonstraram que 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso e destes 50% são evitáveis, portanto, o tema Segurança do Paciente surge como um atributo fundamental da qualidade no cuidado em saúde.
Em 2013, mediante a publicação da portaria MS/GM nº 529, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente para de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.
A Anvisa publicou, ainda, a RDC nº 36 instituindo ações para a segurança do paciente nos serviços de saúde. De acordo com a resolução, os serviços de saúde devem elaborar um Plano de Segurança do Paciente que contemple, entre outras ações, os protocolos básicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e devem constituir um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) que seja responsável pela gestão dos riscos relacionados com a prestação da assistência em saúde, incluindo o monitoramento sistemático dos incidentes e eventos adversos identificados. Eventos adversos são incidentes que resultam em danos aos pacientes, infecciosos ou não, como por exemplo lesão por pressão, erros de medicação, quedas, infecção de sítio cirúrgico, etc.


Email: grss.divisa@saude.df.gov.br / geris.ses@gmail.com
Telefone: 3449-4458

Equipe Técnica – Gerência de Risco em Serviços de Saúde
Keyla Caroline de Almeida Macêdo
Maria do Socorro Xavier Felix
Mariana Pereira Elias
Nathália Beatriz da Silva
Priscilla Leal Moreira
Rafaella Bizzo Pompeu Viotti
Sandra Soares Lins (voluntária)
Tiago Pereira Alves
Thais dos Santos Ferreira Torres


LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA PARA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE E PREVENÇÃO DE IRAS
MATERIAIS EDUCATIVOS PARA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE E PREVENÇÃO DE IRAS 
DIRETRIZES E PUBLICAÇÕES GRSS
DIRETRIZES E PUBLICAÇÕES ANVISA
RELATÓRIOS GRSS
NOTIFICAÇÕES 
DICAS PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE - ACOMPANHANTES E PACIENTES
REDE SENTINELA 
PROGRAMA DISTRITAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SEGURANÇA DO PACIENTE E CONTROLE DE INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE

ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO DE NOVOS SERVIÇOS: SCIH (SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO) E NSP (NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Painel Analítico - Notificações de Eventos Adversos - Assistência